Produtores de todo o Brasil, que buscam reconhecimento no mercado de café especiais, podem fazer as inscrições até o dia 12 de outubro
As inscrições para a 4ª edição do concurso NossoCafé, promovido pela Yara, líder mundial em nutrição de plantas, terminam na próxima segunda-feira (12). Com o objetivo de reconhecer os melhores cafés da espécie arábica da safra 2020 e incentivar o mercado grãos especiais no Brasil, o prêmio irá avaliar quesitos como aroma, sabor, acidez, doçura, corpo e equilíbrio. Podem participarprodutores que utilizam o Programa Nutricional NossoCafe da Yara e tenhamcomprado os produtos da linha YaraMila, YaraVita e YaraLiva no período de 01/06/2019 a 31/05/2020.
Com a previsão de receber inscrições de várias regiões do país, o Concurso traz a oportunidade de os produtores celebrarem o resultado do ciclo de um ano da sua lavoura de café, uma vez que a iniciativa conta com avaliações criteriosas de renomadas instituições. “O mercado de cafés especiais no Brasil está em franca expansão e os cafeicultores devem estar atentos a consumidores que estão em busca de um produto cada vez mais premium. Com um nível de exigência alto, o agricultor precisa estar bem preparado, e isso além de clima e altitude, depende muito de uma nutrição equilibrada feita nos momentos adequados”, explica Kaio Dias, especialista agronômico Sênior e Líder na Cultura Café Arábica na Yara Brasil.
Etapas do Concurso
Para se inscrever, o produtor deve preencher uma ficha e um questionário técnico no site oficial do concurso:www.nossocafeyara.com.br. São elegíveis os cafeicultores que apresentem amostras de um lote em uma das categorias: Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado (café processado por via seca, que passou pela secagem com casca) e Café Natural (café processado por via seca, que passou pela secagem com casca). As amostras da primeira etapa serão classificadas segundo protocolos e avaliação daSpecialty Coffee Association. Os produtores selecionados para a segunda fase da competição deverão apresentar nova amostra, entre 24 de outubro e 4 de novembro, que será classificada por uma comissão julgadora, também conforme a metodologia daSpecialty Coffee Association. A pontuação final de cada produto será composta pela soma dos valores alcançados por cada item.
Por fim, os vencedores deverão ser anunciados em 19 de novembro (a data poderá sofrer adequações em função da pandemia) e o primeiro colocado de cada uma das categorias ganhará uma viagem para a Specialty Coffee Expo 2021, em New Orleans (EUA), com todas as despesas pagas. Além disso, o primeiro colocado de cada uma das categorias terá seu lote adquirido pela Yara por um valor acima do praticado pelo mercado e o seu nome e dados de sua propriedade estampados nas embalagens NossoCafé, que serão distribuídas globalmente pela Yara.
Sobre a Yara
A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar esses compromissos, desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com seus parceiros em toda a cadeia de valor de alimentos. Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países, com um objetivo comum: ser a empresa de nutrição de plantas do futuro. Em 2020, a companhia passou a adotar uma nova estrutura global organizacional, com operações direcionadas para suas unidades regionais (Américas, Europa, Ásia/África), uma unidade de Plantas Globais/Excelência Operacional, e uma nova função de Farming Solutions, refletindo maior foco no cliente.
No Brasil, a Yara está presente em todos os principais polos agrícolas – são 5 unidades de produção de fertilizantes e misturadoras em mais de 20 cidades, além de 2 escritórios corporativos. Com 6,2 mil colaboradores, a empresa busca desenvolver soluções nutricionais sustentáveis para todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 70, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção nacional de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e, consequentemente, o custo final dos insumos ao produtor. A companhia também fornece soluções industriais para a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades.