34.6 C
Uberlândia
terça-feira, outubro 8, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosUmidade: que perdas ela pode levar ao cafeicultor?

Umidade: que perdas ela pode levar ao cafeicultor?

Créditos Shutterstock

Rafael Stefani Mendes
Cafeicultor e Agro Influencer do canal Café no Brasil
cafenobrasil2015@gmail.com

O café é um produto que pode ter seu valor maior ou menor, dependendo da qualidade apresentada, e um fator importante nesse processo é a secagem.

O processo de secagem no pós-colheita irá interferir diretamente na qualidade final do café, portanto, nós cafeicultores precisamos estar atentos a todas as variantes desse processo para alcançar a máximo qualidade possível dos grãos.

Para a secagem desses cafés, existem alguns métodos como:

• Secagem em terreiro, podendo ser de concreto, lama asfáltica, ou até mesmo de terra batida, sendo este o método de secagem mais usado na maioria das propriedades.

• Secagem mecânica via secadores elétricos, a gás ou a lenha.

• Secagem em terreiro suspenso.

Diferenciais

Todos os métodos de secagem possuem o mesmo objetivo, que é retirar a água do grão de café até chegar à umidade ideal para o processo de beneficiamento, que de acordo com a portaria do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), é entre 10 e 12%, índices que seguem normas do Ministério da Agricultura.

Isso não é uma tarefa simples e tem uma enorme importância, não só para a qualidade final da bebida, como pode representar também prejuízos enormes para nós cafeicultores, pois abaixo de 10% de umidade, você poderá ter um número maior grãos quebrados.

Com o grão mais seco, ao passar pela máquina de beneficiamento, se torna muito mais fácil quebrar os grãos, que acabam se tornando “escolha”, significando perda financeira, já que esse tipo de café tem um valor muito inferior no mercado.

Temos, também, a perda de peso, pois obviamente, quanto menor a porcentagem de umidade, menor a quantidade de água no grão e, consequentemente, menos água significa menos peso. Assim, será preciso mais grãos para conseguir uma saca de 60 kg de café, representando também um enorme prejuízo financeiro.

Temos, também, a situação contrária. Cafés beneficiados acima de 12% de umidade também significam perdas, com o branqueamento do grão, situação observada em umidade acima de 12%, resultando em um café inferior, que será vendido a preços menores.

Há, também, a possibilidade de se criar micotoxinas provocadas por fungos devido à umidade mais elevada, afetando diretamente o sabor, a qualidade e, consequentemente, o preço do produto.

Equipamentos

Vale ressaltar a importância de se ter bons equipamentos para se fazer as medições de umidade, com medidores homologados e calibrados para que não haja erros durante o processo de secagem.

Por fim, vale ressaltar também que o mercado consumidor de café está cada vez mais exigente em qualidade, e um grão bem seco, com umidade ideal, mantém suas características originais, de cor e consistência de grãos, garantindo um resultado final de sabor e aroma na xícara.

ARTIGOS RELACIONADOS

Nutrição inteligente é economia de custos no cafeeiro

AutoresTayna Amaro de Carvalho taynacarvalho12@hotmail.com Luana Keslley Nascimento Casais luana.casais@gmail.com Denilze Santos Soares denilzesoares@gmail.com Graduandas em Agronomia - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)...

Fertilizantes de liberação controlada otimizam nutrição da lavoura

Camila Aparecida Nunes de Souza Graduanda do Curso de Engenharia Agronômica da UNESP " Campus de Registro e bolsista FAPESP Leandro José Grava de Godoy Professor assistente...

Dados estatísticos precisos para previsão de safra

O conselheiro do Cecafé, Nelson Carvalhaes, esteve presente na abertura da 25ª edição Fenicafé, que acontece até quinta feira(07) em Araguari no Triângulo Mineiro.

VI Workshop Internacional sobre Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Bacias Hidrográficas

11 A 15 DE JULHO DE 2017 " UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - UFU   Programação 11/7/2017. Terça-feira " Anfiteatro do Bloco 3Q 14h às 18h " MINICURSOS:   Diana Amaral Monteiro (DCF/UFSCar) "Ecotoxicologia...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!