21.5 C
Uberlândia
sábado, novembro 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesUso de biotecnologia na indústria sucroalcooleira pode aumentar receita no Brasil

Uso de biotecnologia na indústria sucroalcooleira pode aumentar receita no Brasil

Créditos Ihara

A utilização de leveduras biotecnológicas para o aumento de produtividade do etanol pode incrementar as receitas das usinas de cana-de-açúcar no Brasil em até U$$ 250 milhões (R$ 1,2 bilhões). A estimativa feita pela Lallemand Biofuels & Distilled Spiritis (LBDS), maior empresa do mundo do setor de biotecnologia para o etanol, leva em consideração o potencial do mercado brasileiro.

A empresa aponta que 82% do etanol de cana-de-açucar produzido no Brasil ainda é proveniente de leveduras convencionais, 10% deriva-se de leveduras biotecnológicas e apenas 8% resultam de leveduras geneticamente modificadas de alta performance. No ano passado a indústria sucroalcooleira produziu cerca de 18 bilhões de litros de etanol.

Dados da LBDS mostram que a biotecnologia de última geração no etanol pode resultar em aumento de até 6% na produtividade do combustível nas biorefinarias de etanol de milho e cana-de-açúcar. O uso de engenharia genética no setor reduz a quantidade de áreas para plantação, diminuindo a pegada de carbono do setor.

Os números foram apresentados este mês durante o CITI ISO DATAGRO NY Sugar & Ethanol Conference. Realizado em Nova Iorque, também conhecido como Sugar Week, o encontro reuniu as maiores empresas do setor sucroalcooleiro do Brasil, da América Latina, da Índia e dos Estados Unidos. 

O ponto principal das discussões deste ano foi o papel do etanol dentro das políticas de transição energética, reduzindo o consumo de combustíveis fósseis. A gerente de negócios da LBDS no Brasil, Fernanda Firmino, falou das oportunidades de novos mercados e produtos – SAF (combustível sustentável de aviação), 2GE (etanol de segunda geração) e combustíveis sintéticos.

“Até 2030, há potencial de que 20 a 30% de toda a demanda de SAF do mundo virá do etanol. Serão de 9 a 12 bilhões de litros vindo do setor do etanol. Isso significa uma redução significativa nas emissões do setor de avião, reduzindo sua dependência de combustíveis fósseis”, disse.

A executiva lembra que a produção de etanol de segunda geração não é possível sem biotecnologia, pois leveduras convencionais não fermentam material celulósico, o principal substrato para produção de etanol de segunda geração.

Segundo ela, também há oportunidades para diversificação das usinas de etanol, atuando como biorefinarias. “Por exemplo, a crescente migração de petroquímicos para químicos de base biológica, como o Bioetileno, que é produzido a partir do etanol, disse.

Um dos exemplos trazidos pela empresa durante o evento em Nova Iorque foi quanto ao aumento das receitas das usinas de etanol que usam biotecnologia. Considerando uma moagem de 2 mil toneladas de milho por dia, a empresa estima um potencial de aumento de até R$ 39 milhões por ano na lucratividade das biorrefinarias de etanol que usam biotecnologia, ante as usinas que não utilizam os insumos.

Os produtos biotecnológicos da Lallemand-LBDS são fabricados em sua instalação de produção em Piracicaba (SP) e desempenham um papel crucial no fornecimento de soluções de alto desempenho para as usinas de cana-de-açúcar e milho no Brasil, tanto para a produção de bioenergia quanto para bebidas destiladas. 

A tecnologia avançada dos produtos da empresa contribui para aumentar a eficiência e reduzir os custos durante o processo de fermentação. Todos os produtos da empresa são aprovados pelas autoridades regulatórias do Brasil e dos Estados Unidos.

ARTIGOS RELACIONADOS

Aumento de demanda por silvicultura

A empresa participou do HDOM Summit, junto com várias lideranças do setor. O plantio de eucalipto é uma necessidade do mercado para o abastecimento, principalmente, de biomassa florestal e celulose.

Dicas sobre CULTIVO HIDROPÔNICO

Confira informações e detalhes sobre cultivo hidropônico (ou hidroponia) neste guia super completo elaborado pela pesquisadora da EPAMIG Centro-Oeste, Marinalva Woods Pedrosa.

Cultura Agromais anuncia nova expansão em MG e SP

Minas Gerais e São Paulo, dois estados que impactam fortemente no Valor Bruto de Produção Agrícola do Brasil, concentrarão a expansão da distribuidora de insumos Cultura Agromais, empresa que atua na oferta de soluções agronômicas, tecnológicas e financeiras.

Congresso de Pesquisas Cafeeiras supera expectativas

  O 40º Congresso de Pesquisas Cafeeiras teve seu recorde de público registrado nesse ano. Realizado em Serra Negra (SP), entre os dias 28 e...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!