18.6 C
Uberlândia
sábado, junho 15, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosUso do mulching no plantio do cafeeiro

Uso do mulching no plantio do cafeeiro

Créditos Divulgação
Créditos Divulgação
A técnica é uma ferramenta promissora para auxiliar os cafeicultores - Créditos Divulgação
A técnica é uma ferramenta promissora para auxiliar os cafeicultores – Créditos Divulgação

Impulsionado pela crescente falta d’água, dificuldades com mão de obra e a busca pelo aumento de produtividade e qualidade, o uso do mulching vem ganhando espaço também em culturas de ciclo longo, como o café.

O uso do Agroplás Eco Mulching Preto e Branco (EMPB) no plantio do cafeeiro vem chamando a atenção, pela economia proporcionada em insumos e mão de obra, pelo vigor vegetativo apresentado, menor replante de mudas, economia de água e aumento de produtividade.

Resultados recentes comprovam que a técnica é uma ferramenta promissora para auxiliar os cafeicultores, que mesmo passando por grandes períodos de déficit hídrico nos dois últimos anos, responderam com significativo aumento de crescimento de planta, ramos produtivos maiores e consequente melhor preparo para a próxima safra. Além disso, a lavoura manteve a umidade e segurou as floradas, muitas vezes abortadas no sistema convencional, nessa situação. Isso, consequentemente, levou a um expressivo aumento de produção na área.

Tanto em culturas de sequeiro como nas culturas irrigadas, o mulching tem demonstrado ser uma nova e ótima alternativa na formação dos cafezais. O Agroplás EMPB se destaca nesse segmento pela sua durabilidade superior, se tornando o único indicado para culturas de ciclo longo.

Essa matéria você encontra na edição de novembro 2015 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Resultados – Enxofre via foliar na cebolicultura

A cebola, assim como as demais plantas, necessita de diversos nutrientes essenciais. Vários trabalhos descrevem a importância e as principais funções dos principais nutrientes nas plantas. Entre eles estão o nitrogênio (N), componente da estrutura de aminoácidos, proteínas, clorofila, enzimas, coenzimas, RNA, DNA, além de vitaminas como a niacina, tiamina, riboflavina.

Protegendo a florada do café, os frutos aparecem

É durante a florada que se define a produtividade dos cafezais. Exatamente por isso a fase é considerada uma das mais importantes do ciclo de produção do café. Por ser um momento tão crítico, a exigência com os cuidados e a saúde da planta também aumenta.

O sistema certo para produzir morangos

MichélAldrighi Gonçalves Engenheiro agrônomo, doutor em Fruticultura de Clima Temperado e bolsista Capes/Embrapa Gerson KleinickVignolo Engenheiro agrônomo, doutor em Agronomia e bolsista CNPp/Embrapa Luis Eduardo Corrêa Antunes...

Calhas trazem benefícios à produção de morangos

    Mário Calvino Palombini Engenheiro agrônomo e consultor técnico da Vermelho Natural vermelhonatural@hotmail.com Os processos de produção de morango evoluíram de um sistema de produção no solo...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!