26.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 23, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosUso inadequado de fertilizantes no café pode trazer problemas

Uso inadequado de fertilizantes no café pode trazer problemas

O excesso de fertilizantes pode ser prejudicial à saúde do seu café, e à sua colheita, causando efeito salino.

José Braz Matiello
Engenheiro agrônomo – MAPA/Procafé
jb.matiello@gmail.com

Queima em folhas e desfolha, por efeito salino
Foto: Matiello

O uso de fertilizantes é uma das tecnologias mais úteis desenvolvidas para a agricultura, permitindo altas produções em pequenas áreas de terra, com maior qualidade dos produtos e produção em locais antes inviáveis.
A cafeicultura, por estar sendo cultivada em áreas de solos naturalmente pobres, como os cerrados, ou já desgastados pelo uso anterior, tem se beneficiado muito dos fertilizantes. Os produtos podem ser aplicados de modo totalmente manual, com pequenas máquinas manuais, com maquinário mecanizado, ou, ainda, através de sistemas de irrigação. Em todas as formas de aplicação, é importante adotar cuidados para o uso adequado.
Os fertilizantes disponíveis no mercado são relativamente concentrados. Por isso, podem provocar efeito salino e, além desse problema, podem alterar rapidamente o equilíbrio de nutrientes e a microbiologia do solo.
Como as raízes do cafeeiro são concentradas nas camadas mais superficiais do solo, o uso inadequado dos produtos, seja na forma sólida ou dissolvidos na água, pode provocar danos às raízes e à parte aérea das plantas.
A aplicação de fertilizantes sólidos em superfície, de forma concentrada em área muito pequena (muito típico em aplicações manuais), provoca altas concentrações de sais no sistema radicular, com danos visíveis na parte aérea.
Esses danos foram observados em cafeeiros conilon, na região Norte do Espírito Santo. O efeito salino pode provocar queima e desfolha nos cafeeiros e, em casos graves e em plantas mais jovens, pode até matar as plantas.
Os danos pelo efeito salino podem ser observados em grandes extensões ou de forma aleatória, ou seja, em poucas plantas. Muitas vezes os técnicos e produtores desavisados podem confundir ou atribuir os sintomas de efeito salino a eventual ataque de patógenos, estresse hídrico, escaldaduras, deficiências minerais, senescência etc.

Fique atento

No manejo dos fertilizantes, quando misturados/dissolvidos na água de irrigação, os cuidados também devem ser observados. A proporção entre água e fertilizante, eventuais problemas de furos em mangueiras, uso em solo ainda seco e outros erros de aplicação é que provocam efeitos danosos.
Assim, as fertirrigações, principalmente quando se tratam de áreas irrigadas por gotejamento, devem ser recomendadas e executadas por pessoas treinadas
Finalmente, vão aqui duas recomendações para que os fertilizantes sejam bem utilizados, trazendo benefícios e fazendo jus ao seu preço:
1- Nas aplicações de fertilizante sólido, deve-se espalhar o produto ao máximo na área da linha de cafeeiros;
2- Nas aplicações via fertirrigação, no gotejamento, deve-se preparar o equipamento e usar todos os cuidados relativamente aos produtos, doses, concentrações, condição de umidade do solo, etc, e, de preferência, o produtor deve procurar um especialista no assunto para orientação.

ARTIGOS RELACIONADOS

Dia 14/10,  engenheiros agrônomos lançam livro sobre a evolução do agro nos últimos 50 anos

Obra mostra a evolução da agropecuária nacional e destaca a atuação dos 200 engenheiros agrônomos formados pela Esalq/USP em 1967 Muitas transformações ocorreram na agricultura...

Tecnologia inédita garante maior resistência às plantas

Novo fertilizante foliar desenvolvido pela Kimberlit Agrociências será um dos destaques da empresa durante o Congresso da ANDAV Durante a fase de desenvolvimento, as plantas...

Satis investe em inovações tecnológicas para a melhoria da qualidade do café

A Satis participou dos últimos dez Congressos Brasileiros de Pesquisas Cafeeiras, e nesta edição não foi diferente. “Todo ano temos a oportunidade de divulgar...

Beauveria se mostra eficiente no controle do greening

  José Salazar Zanuncio Junior DSc. Entomologia e pesquisador do INCAPER - Centro de Desenvolvimento Regional Centro Serrano jjzanuncio@yahoo.com.br   O Huang Long Bing (HLB) ou “citrus greening“ é...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!