27.1 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiUvas sem sementes - Maior valor agregado

Uvas sem sementes – Maior valor agregado

Autores

João Dimas G. Maia
Patrícia Ritschel
Pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho

O mercado mundial de uvas de mesa tem preferência por aquelas sem sementes, principalmente pelas cultivares tradicionais ‘Thompson Seedless’, ‘Crimson Seedless’, ‘Superior Seedless’ e ‘Flame Seedless’.

A partir da década de 1990, um grande esforço foi realizado por pesquisadores e principalmente viticultores e técnicos do Vale do Submédio São Francisco (VSF), principal região exportadora de uvas no Brasil, para capacitar o setor a produzir uvas sem sementes de qualidade e com produtividade capaz de viabilizar a participação do Brasil no mercado externo.

De início, verificou-se a falta de adaptação das principais cultivares disponíveis, manifestada pelo fraco desempenho agronômico (baixa fertilidade de gemas, baixa produtividade, e alta susceptibilidade a rachadura de bagas durante as chuvas e a doenças).

Nas décadas seguintes houve avanços no manejo das plantas, ainda que a um custo elevado, mas que possibilitou que o Brasil exportasse uvas sem sementes no segundo semestre, que é o período seco, sem ocorrência de chuvas.

Além das principais cultivares serem sensíveis às chuvas, também não alcançavam produtividades estáveis no decorrer dos anos. Diante desse cenário, ficava evidente a necessidade de criação de cultivares adaptadas às condições tropicais brasileiras e agregando sabor, qualidade pós-colheita, tolerância às chuvas e às doenças, por meio do melhoramento genético.

Como resultado, após cinco anos de testes a Embrapa lançou três novas cultivares de mesa, duas apirênicas (BRS Vitória e BRS Isis) e uma com sementes (BRS Núbia), todas com tolerância ao míldio, a principal doença fúngica da videira no Brasil.

A cultivar BRS Vitória (uva preta e com sabor especial) atendeu tanto às exigências do mercado interno quanto externo, e dos viticultores, de forma que seu cultivo expandiu-se rapidamente no VSF, atendendo ao aumento das demandas e tornando a nova cultivar conhecida por sua especificidade de sabor único no mundo.

Resultados de sucesso

A BRS Vitória quebrou vários paradigmas, por exemplo: tamanho de bagas e de cachos não são essenciais para a aceitação do consumidor final e não só o sabor neutro e moscatel é aceito no mercado externo.

A nova cultivar possibilitou a obtenção de duas safras por ano, produzindo praticamente o ano todo, o que permitiu que o Brasil atendesse a demanda do mercado internacional pela BRS Vitória. Consequentemente, foi possível distribuir melhor a mão de obra durante o ano, requisito de extrema importância para a sustentabilidade das empresas do VSF.

O cultivo da BRS Isis, uma uva vermelha, expandiu-se rapidamente no VSF, atendendo tanto a demanda de exportação quanto do mercado interno. Além da qualidade da uva, ambas as variedades possibilitam a obtenção de duas safras por ano, com elevada produtividade, acima de 50 t/ha/ano e são resistentes ao míldio.

ARTIGOS RELACIONADOS

Produção de morango em slabs

Nicolle GenarMaftum Engenheira agrônoma da Agrosul Assessoria Agroambiental e Planejamento e produtora de morangos Kaio Murilo Bueno Engenheiroagrônomo e produtor de morangos Maria Aparecida CassilhaZawadneak Professora da...

A importância da semente para o agronegócio

Suzeti Ferreira, diretora da unidade de negócios Brasil e Paraguai da Syngenta Seeds, traz um artigo que reflete sobre como a semente é essencial para o agro.

FMC apresenta dois novos produtos biológicos no Congresso ANDAV

Entre os dias 14 e 16 de Agosto, a FMC Agricultural Solutions participa do VII Congresso ANDAV eapresenta aos distribuidores de insumos agrícolas seus...

Algodão: Exportações são recordes no Brasil em 2019

A alta da procura internacional pelo algodão aumentou o interesse dos produtores brasileiros nesta cultura nas últimas safras. A expectativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!