18.1 C
São Paulo
quinta-feira, agosto 11, 2022
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Vantagens dos clipes para enxertia

Vantagens dos clipes para enxertia

Haydée Siqueira Santos

Doutora em Horticultura e diretora da Faculdade de Tecnologia de Campinas

haydeesiqueira@hotmail.com

Crédito Viveiro Celeiro Verde
Crédito Viveiro Celeiro Verde

Em ambiente protegido, as doenças de solo têm sido um desafio. Com base nisso, a adoção da enxertia utilizando porta-enxertos resistentes, porém, com boas características comerciais, constitui-se uma alternativa de controle a curto prazo.

Em alguns casos, a enxertia pode aumentar a produção, dar maior resistência a adversidades climáticas, como baixas temperaturas, aumentar a tolerância à seca e salinidade do solo, controlar desordens fisiológicas, melhorar o aspecto externo dosfrutos e aumentar o vigor da planta.

Entenda melhor

Enxertar é unir duas porções de tecido vegetal vivo visando o crescimento e o desenvolvimento de uma única planta. Seu sucesso é representado pela união morfológica e fisiológica dessas duas partes.

Para tal efeito, é fundamental que o tecido vascular do enxerto fique em contato estreito com o tecido vascular do porta-enxerto. Para alcançar sucesso na utilização dessa tecnologia é necessário estabelecer uma metodologia apropriada e escolher as espécies que realmente se adequem à utilização da técnica. Desse modo, é necessário conhecer problemas e soluções associadas ao seu uso, adotando-se medidas que possam diminuir os fatores que levem a frustrações de expectativas.

Quando se define que para determinado local o mais indicado é a utilização de mudas enxertadas, é necessário que o produtor decida se vai produzir a sua muda ou adquiri-la de viveiros especializados.

Caso opte por produzir a muda, vai precisar se capacitar em relação à técnica da enxertia, o que pode demandar treinamento para realizar a operação. Será necessário também ter uma câmara úmida para acondicionar as mudas enxertadas nos primeiros dias após a enxertia, e os aparatos de enxertia, como os clipes, para que haja sucesso no processo de obtenção da muda enxertada.

Crédito Viveiro Celeiro Verde
Crédito Viveiro Celeiro Verde

Dúvidas

Em relação aos clipes de enxertia podem surgir algumas dúvidas, como por exemplo:Qual a importância dos clipes para enxertia?

Considerando que para ocorrer o pegamento da enxertia é necessário contato estável na região onde foi realizada a junção das duas plantas enxertadas, a utilização dos clipes é de grande importância para manter a estabilidade deste ponto de união. A partir daí serão estabelecidas as conexões vasculares da planta, o que possibilitará sua sobrevivência.

Ganho de eficiência

A porcentagem de pegamento da enxertia é muito variável, dependendo da espécie e da compatibilidade entre enxerto e porta-enxerto. No entanto, não é possível ter sucesso sem que haja um íntimo contato entre as partes enxertadas. Neste caso, considera-se que, para hortaliças, o ganho de eficiência com o uso dos clipes é de 100%, pois dada a natureza do caule destas plantas seria muito difícil utilizar outro material para fazer a fixação adequada.

Quando o uso de clipes é indicado

Deve-se adotar o uso dos clipes sempre que for realizada a enxertia em hortaliças. São vários os métodos de enxertia utilizados, tais como inserção lateral com enraizamento, garfagem fenda simples, inserção lateral sem enraizamento, contato em bisel e contato com corte horizontal.

Para cada espécie um destes métodos é recomendado e um tipo de clipes é utilizado. Temos no mercado diferentes modelos de clipes de enxertia. Neste caso, o produtor deve buscar orientação técnica em relação ao que deve adquirir, em função da muda que deseja produzir.

Manejo

Após a enxertia, as plantas enxertadas precisam ser colocadas sob câmara úmida, que pode ser feita com plástico e sombrite 50%, permanecendo nela durante um período de 10 dias. Após esse período, a câmara deve ser aberta parcialmente, retirando-se o plástico um dia após a abertura da mesma.

As plantas permanecem por mais sete dias em adaptação, até a cicatrização do ponto de enxertia. Em seguida, os clipes são retirados e as mudas estão prontas para serem transplantadas para o local definitivo.

Pode-se, também, optar por deixar os clipes até que seja realizado o transplante, pois no transporte e manuseio das mudas pode ocorrer quebra no ponto de enxertia e a permanência do clipe permite maior segurança.

Investimento

Atualmente, são disponibilizados diversos modelos de clipes com diferentes custos. É possível que o produtor encontre na internet ou nas lojas especializadas várias opções e preços deste material.

Na composição do custo da muda, o clipe estará diluído dentre os demais insumos. Não dimensionamos este item separadamente, mas acreditamos que não representa a maior despesa no processo. Além disso, dada a relação custo-benefício, sem dúvida este é um fator no qual vale a pena investir.

Essa matéria completa você encontra na edição de setembro 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua para leitura integral.

Inicio Revistas Hortifrúti Vantagens dos clipes para enxertia