24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosVazio sanitário da soja

Vazio sanitário da soja

Soja – Créditos: shurtterstock

A finalidade é reduzir a sobrevivência do fungo causador da Ferrugem Asiática durante a entressafra

O vazio sanitário da soja é uma estratégia de manejo que tem a finalidade de reduzir a sobrevivência do fungo causador da Ferrugem Asiática (Phakopsora pachyrhizi) durante a entressafra e assim atrasar a ocorrência da doença na safra.

O fungo Phakopsora pachyrhizi foi detectado no Brasil no final da safra 2000/2001 e após duas safras já estava presente na maioria das regiões produtoras de soja do país. Como estratégia fitossanitária foi adotado o vazio sanitário, que consiste em um período definido e contínuo em que não se pode semear ou manter plantas vivas de soja em uma determinada área.

No estado de São Paulo, desde 2012 o vazio sanitário é realizado do dia 15 de junho ao dia 15 de setembro de cada ano. Cabe ao produtor manter o vazio sanitário e eliminar as plantas voluntárias de soja nas culturas subsequentes.

As maiores áreas de produção de soja no Estado estão concentradas nas regiões Oeste e Sudoeste.

Programa Nacional

No dia 1º de junho de 2021 entrou em e vigência o Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja – Phakopsora Pachyrhizi (PNCFS) instituído pela Portaria nº 306, de 13 de maio de 2021. “As ações no âmbito do programa são coordenadas pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), mas a fiscalização e demais procedimentos são delegados a cada Estado. No estado de São Paulo compete à Coordenadoria de Defesa Agropecuária, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento fiscalizar o cumprimento das normas durante todo o vazio sanitário”, disse Luis Fernando Bianco, coordenador da Defesa.

O plantio experimental para pesquisa científica da soja na vigência do vazio sanitário é a única exceção na legislação, mas a lavoura deve ser autorizada pelo órgão oficial de defesa, monitoradas e controladas durante todo o período do vazio pelo responsável técnico.

Por Teresa Paranhos

ARTIGOS RELACIONADOS

Produtores de soja do Brasil registram perdas nas relações de troca em 2022

Consultoria tomou como base dados do Paraná, segundo maior produtor do grão no Brasil

Controle de pragas, doenças e invasoras destaca a Nufarm

Focado na inovação, em pesquisas recentes e tecnologias que auxiliam o cafeicultor a aumentar a produtividade, o Congresso da Fundação Procafé contou com um...

BASF premia 17 sojicultores do Brasil por alta produtividade

Na safra 2020/21, o Brasil deve manter o título de maior produtor de soja do mundo, com a estimativa de 135 milhões de toneladas. Na safra passada, foram mais de 133 milhões de toneladas de soja produzidas no país de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Limagrain lança campanha digital

No ano em que completa 10 anos de atuação no Brasil, a multinacional francesa Limagrain ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!