18.5 C
Uberlândia
domingo, novembro 24, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiX Encontro e II Simpósio Brasileiro de Hidroponiareúne especialistas de todo o...

X Encontro e II Simpósio Brasileiro de Hidroponiareúne especialistas de todo o País

 

O Encontro de Hidroponia, reuniu em Florianópolis, 400 pessoas e 35 empresas do setor. O evento discutiu novas técnicas de produção no sistema hidropônica.

 

Créditos Ana Maria Diniz
Créditos Ana Maria Diniz

A capital catarinense, Florianópolis, sediou, entre os dias 17 e 18 de setembro o X Encontro e II Simpósio Brasileiro de Hidroponia, que reuniu em torno de 400 pessoas, número que estava dentro das expectativas dos organizadores do evento, Pedro Furlani e Jorge Barcelos.

“Quando as pessoas estão entusiasmadas com o que fazem, mesmo na crise não deixam de investir e buscar por novas tecnologias. Especialmente na hidroponia as pessoas precisam se capacitar, e vejo que esses profissionais não medem esforços para isso“, pontua Jorge Barcelos, que também é diretor do LabHidro, da UFSC.

Em sua maioria, o público foi constituído de produtores, e depois por empresas, acadêmicos e demais envolvidos com o setor hidropônico. Estiveram presentes 35 empresas, divulgando as últimas tecnologias em processos hidropônicos.

 

Créditos Ana Maria Diniz
Créditos Ana Maria Diniz

Exposição de tecnologia

Jorge observa que o produtor tem, muitas vezes, dificuldades com o manejo do seu sistema hidropônico, e por esse motivo está sempre em busca de orientações que possam solucionar seus problemas e aprimorar as tecnologias já utilizadas.

“Também trouxemos novidades em relação ao mercado, como a valorização do produto, como agregado de valor, a divulgação e diferenciação do produto final, e começando na propriedade a preocupação com o consumidor e o alimento oferecido, ou seja, produzir com qualidade, sem se preocupar com a quantidade“, explica.

Jorge Barcelos, diretor do LabHidro e coordenador do evento - Créditos Ana Maria Diniz
Jorge Barcelos, diretor do LabHidro e coordenador do evento – Créditos Ana Maria Diniz

Temas diversos

Outros temas debatidos foram o controle de pragas e doenças, nutrição das plantas e novas alternativas e técnicas fitossanitárias. “O que se pode afirmar é que as pragas e doenças aparecem em condições adequadas para elas. Assim, quando o produtor trabalha a resistência da planta, por meio do ambiente e da nutrição, esse tipo de problema é mínimo, e quando acontece é menos preocupante“, pontua o professor.

Foi destacada, ainda, a importância da muda, que segundo os palestrantes, tem ‘memória’. Assim, se ela é bem tratada no início, a planta responderá bem pelo resto do ciclo. Mas, se ela for mal feita ou mal tratada, dificilmente responderá a qualquer manejo posterior, e apresentará pouco desenvolvimento, baixa produtividade e produção, além de atrair pragas e doenças.

Linha gourmet

Produtos gourmet, como flores comestíveis, também tiveram seu espaço durante o evento, assim como a produtos voltados para os chefs de restaurantes. A valorização da produção, como forma de trazer à tona a preocupação com a qualidade alimentar, foi outro ponto alto do encontro, que chamou a atenção dos visitantes. “Além de não ter resíduos de contaminantes, ressaltamos que os alimentos têm, necessariamente, que ter boa apresentação. Só assim o produtor poderá se destacar no mercado“, conclui Jorge Barcelos.

 Pedro Furlani, vice-coordenador do evento - Créditos Ana Maria Diniz
Pedro Furlani, vice-coordenador do evento – Créditos Ana Maria Diniz
Empresários, organizadores e consultores homenageados durante o Encontro de Hidroponia - Créditos Ana Maria Diniz
Empresários, organizadores e consultores homenageados durante o Encontro de Hidroponia – Créditos Ana Maria Diniz

Essa matéria você encontra na edição de outubro  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Campo Líder: Novas tecnologias e inovações apresentadas ao produtor

O Campo Líder 2020, em sua 23° edição, foi realizado no dia 13 de março na Fazenda Tapera, em Santa Juliana (MG). O evento foi...

15º Seminário de Agregação de Valor em Horticultura

23 de novembro, em Ribeirão Preto (SP).

Como a pandemia fez soluções colaborativas se tornarem regra, não exceção

Desenvolver uma solução, por definição, é criar respostas para uma questão. Quando pensamos em soluções inovadoras, olhamos para formas inéditas ou pouco exploradas para resolver problemas.

Bioestimulantes – Mais produtividade e qualidade dos grãos

AutoresJade Cristynne Franco Bezerra Engenheira florestal e mestranda em Agronomia/Produção Vegetal, Universidade Federal do Paraná (UFPR) jadefranco9@gmail.com Samia Rayara de Sousa Ribeiro ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!