Yara amplia funcionalidades do aplicativo Atfarm e implementa mapa inédito de absorção de nitrogênio

0
236
Foto Divulgação

Desenvolvido em 2019 pela Yara, líder mundial em nutrição de plantas, o Atfarm, ferramenta digital de monitoramento de cultivos e aplicação de fertilizantes nitrogenados em taxa variável, acaba de ser aprimorado com a nova função “Comparação de Biomassa”.

O novo recurso prevê um comparativo do talhão para detectar mudanças da biomassa durante um período determinado, tonando possível acompanhar os efeitos da adubação de nitrogênio (N) na transformação da biomassa.

O comparativo poderá ser apresentado pelo “N-Uptake”, mapa inédito no mercado, desenvolvido pela Companhia para mostrar visualmente a absorção acumulada de nitrogênio pelas plantas em um dia específico. O mapa contém diferentes cores que indicam se a taxa de nitrogênio em cada local está alta ou baixa, auxiliando a identificação de anomalias nas lavouras e trazendo mais precisão e assertividade na utilização dos fertilizantes.

“Entender melhor a demanda por nitrogênio nas diferentes partes do talhão possibilita que o agricultor seja mais produtivo dentro do mesmo hectare ativo. E essa é a nossa missão na Yara, auxiliar o produtor a produzir mais, otimizando os recursos e colaborando para um futuro alimentar mais sustentável”, afirma Rafael Tabasnik, Gerente Sênior de Incubação da Yara Brasil.

O mapa “N-Uptake” está disponível para diversas culturas, como cana-de-açúcar, trigo, milho, aveia, cevada, algodão e batata. Para cada cultura há estágios específicos onde os valores de absorção de N têm maior necessidade.

O cálculo de absorção de nitrogênio no talhão medido em quilos de N por hectare (kg N/ha) é feito a partir de imagens de satélite, sem nuvens. O “N-Uptake” mostra a absorção de nitrogênio do talhão, onde cada pixel está associado a um valor concentrado do nutriente, o que permite identificar a variação de absorção de nitrogênio dentro de um talhão, uma função inovadora no mercado.

“A proposta não é mostrar a quantidade exata de N em cada ponto do talhão, mas indicar se a variabilidade está alta, representada no mapa com mais cores, ou baixa, com predominância maior de uma única cor”, completa Tabasnik.


O novo recurso do Atfarm é complementar ao sistema de monitoramento N-Sensor, algoritmo desenvolvido com a expertise da Yara e que permite imagens mais precisas, facilitando a análise do talhão e a criação de mapas de aplicação de fertilizantes nitrogenados em taxa variável.

Para outras informações sobre o aplicativo de agricultura de precisão Atfarm e suas funcionalidades, acesse o aplicativo clicando aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!