27.6 C
Uberlândia
sábado, abril 20, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasYara inicia transporte de fertilizantes com caminhão movido a GNV e reduz...

Yara inicia transporte de fertilizantes com caminhão movido a GNV e reduz em 10% a emissão de GEE

Ação inédita no setor possibilita o carregamento de 32 toneladas de insumos em veículo movido a gás natural veicular.

Divulgação

Cumprindo seu compromisso em se tornar neutra para o clima até 2050, a Yara, líder mundial em nutrição de plantas, avança em mais uma iniciativa para diminuir a emissão de gases de efeito estufa em toda a cadeia. A companhia acaba de concluir o primeiro transporte de fertilizante com um caminhão movido a gás natural veicular (GNV), que viabilizou uma redução de 10% na emissão de GEE (gases de efeito estufa) do frete.

O primeiro carregamento-teste neste modelo aconteceu em novembro, com 32 toneladas de fertilizante a granel saindo do Complexo Industrial da Yara, localizado em Cubatão (SP), com destino a Sumaré (SP), em um trajeto de 200km. O percurso realizado com veículo de carga pesada, movido a gás natural, deixou de emitir, aproximadamente, 20kg de CO2, o equivalente a uma redução de 10% na emissão de gases, quando comparado a mesma rota feita com caminhão tradicional, movido a diesel.

A operação foi feita em parceria com a empresa Itaobi Transportes/Morada Logística, que tem capacidade para realizar dois carregamentos de insumo por semana com o caminhão a gás natural. Neste ritmo, em um ano, a Yara estima uma redução equivalente a 2 toneladas de CO2 na atmosfera, mas já trabalha para expandir a utilização deste tipo de veículo em volume de fretes e para viabilizar o transporte também em outras rotas.

De acordo com o diretor de Logística da Yara Brasil, Alberto Rodrigues, trajetos mais longos ainda apresentam desafios, especialmente em relação à autonomia dos veículos. Um deles é a dificuldade em encontrar postos de combustíveis com GNV para abastecimento de veículos pesados. “Seguimos estudando a expansão do transporte de fertilizantes com esse tipo de caminhão em todas as nossas unidades, com o propósito de reduzir gradativamente o impacto ambiental que envolve a nossa operação”, afirma. “Ficamos muito satisfeitos em acompanhar o resultado deste processo, que teve total comprometimento da equipe e parceiros para a promoção de um transporte inédito, seguro e sustentável, com potencial de gerar impactos positivos para todo o segmento de fertilizantes”, finaliza Alberto.

Pioneirismo na busca por uma logística cada vez mais sustentável

A Yara tem transformado a logística do setor. Também neste ano a empresa realizou o primeiro envio de fertilizantes a granel via cabotagem do país, ao transportar, a partir do seu píer próprio em Rio Grande (RS), 15 mil toneladas da linha de fertilizantes especiais YaraBasa, composta por NP e NPK, para sua Unidade Misturadora de São Luís (MA), atendendo assim aos agricultores da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), sobretudo da cultura de soja. O transporte do fertilizante via cabotagem além de ser uma operação mais vantajosa operacionalmente, rápida e segura, também é sustentável. Uma carga de 15 mil toneladas, por exemplo, partindo de Rio Grande para São Luís, precisaria de 405 caminhões para realizar o trajeto de mais de 3 mil km via rodovias – que é inexistente nessa modalidade –, o que passa a ser feito em aproximadamente sete dias por mar, com apenas um navio.

Sobre a Yara

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar esses compromissos, desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com seus parceiros em toda a cadeia de valor de alimentos. Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países, com um objetivo comum: ser a empresa de nutrição de plantas do futuro. Em 2020, a companhia passou a adotar uma nova estrutura global organizacional, com operações direcionadas para suas unidades regionais (Américas, Europa, Ásia/África), uma unidade de Plantas Globais/Excelência Operacional, e uma nova função de Farming Solutions, refletindo maior foco no cliente.

No Brasil, a Yara está presente em todos os principais polos agrícolas – são 5 unidades de produção de fertilizantes e misturadoras em mais de 20 cidades, além de 2 escritórios corporativos. Com 6,2 mil colaboradores, a empresa busca desenvolver soluções nutricionais sustentáveis para todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 70, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção nacional de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e, consequentemente, o custo final dos insumos ao produtor. A companhia também fornece soluções industriais para a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades.

ARTIGOS RELACIONADOS

Biochar: “esponja de carbono”

A primeira fábrica comercial de biochar da América Latina foi inaugurada em Lajinha (MG) pela NetZero, uma startup francesa que ganhou vários prêmios por seu modelo inovador

Yara traz soluções nutricionais em fertirrigação à Expocitros 2022

Companhia apresenta também ferramentas digitais para aumento da qualidade e produtividade da citricultura, de forma sustentável.

Tecnologia inédita para projetos de crédito de carbono

Moss Forest, primeira solução brasileira capaz de fazer monitoramento digital de florestas com inteligência artificial

GoFlux e Freto firmam parceria para entregar jornada digital consolidada ao setor de transporte de cargas

Aliança inédita entre importantes players tem como intuito gerar mais negócios aumentando eficiência, competitividade e transparência

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!