Aparecida de Minas, distrito de Frutal, no Triângulo Mineiro, será palco da 10ª Feira de Agronegócios do Abacaxi, que acontecerá de 19 a 22 de setembro. O evento, realizado pelo Sebrae Minas, Coopercisco e Prefeitura de Frutal, é um dos principais encontros do setor, e promete trazer novidades para os envolvidos na cadeia produtiva do abacaxi.
A região é a maior produtora no estado do abacaxi da espécie Pérola. Anualmente, são colhidos nove milhões de frutos, consolidando a produção mineira como a terceira do país. A analista do Sebrae Minas Joana Rafaela destaca a importância da Feira para o desenvolvimento territorial. “Apoiamos os produtores oferecendo conhecimento por meio de capacitações, consultorias e suporte em diversas áreas. O Sebrae acredita que eventos como a Feira do Abacaxi são fundamentais para fomentar o crescimento econômico, fortalecer a cooperação e gerar negócios frutíferos para os produtores”, afirma.
Programação especial
A abertura oficial da feira será no dia 19 de setembro, às 17h, com a palestra “Na terra do abacaxi, o cooperativismo é a estratégia”. A consultora Andréia Salerno abordará como o cooperativismo tem sido uma estratégia eficaz para o crescimento e o desenvolvimento do cultivo do fruto.
Na sexta-feira, será realizado um dia de campo com o tema “Produção de mudas por seccionamento”. Os participantes poderão, ainda, participar de uma conversa com o engenheiro agrônomo da Empamig, Daniel Angelucci Amorim, que vai falar sobre a seleção de cultivares de abacaxi resistentes à fusariose, uma doença causada por fungos, e considerada a maior praga dessas lavouras.
A Feira traz ainda a palestra “Produção de abacaxi na América Central”, com o especialista em nutrição axilar, Orlando Marcos. Haverá também um momento dedicado à prospecção de negócios, além de shows e atrações culturais durante todos os dias do evento.
A programação completa pode ser conferida na página da Coopercisco.