19.6 C
Uberlândia
domingo, abril 13, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioEventos10ª Feira de Agronegócios do Abacaxi será realizada em Aparecida de Minas,...

10ª Feira de Agronegócios do Abacaxi será realizada em Aparecida de Minas, distrito de Frutal

Aparecida de Minas, distrito de Frutal, no Triângulo Mineiro, será palco da 10ª Feira de Agronegócios do Abacaxi, que acontecerá de 19 a 22 de setembro. O evento, realizado pelo Sebrae Minas, Coopercisco e Prefeitura de Frutal, é um dos principais encontros do setor, e promete trazer novidades para os envolvidos na cadeia produtiva do abacaxi.

A região é a maior produtora no estado do abacaxi da espécie Pérola. Anualmente, são colhidos nove milhões de frutos, consolidando a produção mineira como a terceira do país. A analista do Sebrae Minas Joana Rafaela destaca a importância da Feira para o desenvolvimento territorial. “Apoiamos os produtores oferecendo conhecimento por meio de capacitações, consultorias e suporte em diversas áreas. O Sebrae acredita que eventos como a Feira do Abacaxi são fundamentais para fomentar o crescimento econômico, fortalecer a cooperação e gerar negócios frutíferos para os produtores”, afirma.

Programação especial

A abertura oficial da feira será no dia 19 de setembro, às 17h, com a palestra “Na terra do abacaxi, o cooperativismo é a estratégia”. A consultora Andréia Salerno abordará como o cooperativismo tem sido uma estratégia eficaz para o crescimento e o desenvolvimento do cultivo do fruto.

Na sexta-feira, será realizado um dia de campo com o tema “Produção de mudas por seccionamento”. Os participantes poderão, ainda, participar de uma conversa com o engenheiro agrônomo da Empamig, Daniel Angelucci Amorim, que vai falar sobre a seleção de cultivares de abacaxi resistentes à fusariose, uma doença causada por fungos, e considerada a maior praga dessas lavouras.

A Feira traz ainda a palestra “Produção de abacaxi na América Central”, com o especialista em nutrição axilar, Orlando Marcos. Haverá também um momento dedicado à prospecção de negócios, além de shows e atrações culturais durante todos os dias do evento.

A programação completa pode ser conferida na página da Coopercisco.

ARTIGOS RELACIONADOS

Chegou a vez das mulheres do agro

AutoresCristina Arzabe Mestre e doutora em Zoologia e Pesquisadora da Embrapa cristina.arzabe@embrapa.br Vera Lucia de Oliveira Daller Coordenadora de Cooperativismo do...

Amipa conclui auditorias para certificação de algodoeiras mineiras

A Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa) encerrou as auditorias do Programa Algodão Brasileiro Responsável para Unidades de Beneficiamento de Algodão (ABR-UBA) em...

Sustentabilidade no controle de pragas e doenças da hortifruticultura

  Fernando P. Monteiro monteirofp1985@gmail.com Flávio H. V. de Medeiros Jorge Teodoro de Souza Doutores e professores da Universidade Federal de Lavras - UFLA Juracy C. Lins Jr Doutor e professor...

Exportações do agronegócio em Minas Gerais alcançam novo recorde em janeiro

O volume foi um dos fatores que impactaram no aumento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!