Com o objetivo de levar conhecimento e atualizações do mercado do segmento orgânico ao público, o 18º Fórum Internacional da Produção Orgânica e Sustentável é um dos destaques da BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA, que será realizada de 12 a 15 de junho, no Distrito Anhembi (São Paulo). Um encontro que traz especialistas, autoridades e referências no setor de produção orgânica para debater os principais temas da atualidade, no Brasil e no mundo, com muito conteúdo de relevância. Serão abordados assuntos como agricultura biodinâmica, agroecologia, certificações, alimentação saudável, sustentabilidade e ESG.
No dia 12 de junho, a Arena Conhecimento receberá Cauê Suplicy, o fundador do Barnana, marca de chips de banana orgânica nº 1 nos EUA, Daniel Cady, nutricionista, e Murilo Gun, professor de criatividade, para a palestra de abertura, das 11h às 13h. Em seguida, Rogério Dias, presidente do IBO (Instituto Brasileiro de Orgânicos), e a Virgínia Mendes Cipriano Lima, coordenadora de Agroecologia e Produção Orgânica no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), apresentam a contextualização do PLANAPO 2024/2027, pelo olhar do IBO, das 14h às 18h. Por fim, o público conhecerá os vencedores do 2º Prêmio da BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA AWARD E NATURALTECH AWARD, das 19h às 20h.
A programação do 18º Fórum Internacional da Produção Orgânica e Sustentável conta ainda com diversos profissionais de representatividade em suas áreas de atuação, para levantar uma série de reflexões e inspirações sobre assuntos que permeiam o universo orgânico, saudável e sustentável. Entre eles, estão duas conselheiras do IBO, Clevane Ribeiro Pereira Valle e Valeska Ciré, que também atua como head de Produtos na Francal Feiras, e o integrante da Coordenação da Rede Ecovida de Agroecologia e Certificação Participativa, o Gilmar José Ostrovski, para falar sobre o mercado e comercialização dos orgânicos no Brasil, no segundo dia (13).
Nesse mesmo dia, haverá a entrega dos Certificados de Transição Agroecológica, que homenageia os produtores que se destacaram no processo de transição pelo Protocolo de Transição Agroecológica, com a Araci Kamiyama, representante da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, bem como a palestra “Sampa + Rural”, por Lia Palm, coordenadora de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Município de SP, e ainda diversas conversas sobre o tema “Centenário da Biodinâmica no Mundo”, com participação de representantes do setor e produtores rurais.
Participam das palestras sobre o “Centenário da Biodinâmica no Mundo” nomes como Luciana Gomes, presidente da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica, Augusto Cesar Cabral de Menezes, idealizador e promotor do Horto Medicinal Biodinâmico Mil Folhas, Rachel Soraggi, vice-presidente da Associação Biodinâmica, Andrea Dangelo, consultora internacional em Agricultura Biodinâmica, Alexandre Huberto Harkaly, fundador e CEO da IBD e conselheiro do Instituto Brasil Orgânico, Julia Lernoud, conselheira da IFOAM, Luciana Gomes de Almeida, responsável técnica do Instituto Jatobás, Claudia Vivacqua, co-fundadora da Associação Comunitária CSA Brasil, Pedro Jovchelevich, coordenador Geral da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica, Sebastião Giori, produtor orgânico e biodinâmico de café robusta, Andrea Dangelo, Luzia Massue Yoneda e Antonio Clarete de Campos, agricultores familiares biodinâmicos, aluno e educadores da Escola Agroecológica Monte Azul, entre outros.
A programação completa pode ser conferida no site da BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA: https://biobrazilfair.com.br/programacao