Conhecida como a maior feira destinada ao cultivo de batata-doce do Brasil, a Feira Tecnológica em homenagem à hortaliça, o Batatec, chega a sua 4ª edição em 2023, de 20 a 23 de julho, no Centro de Eventos do Instituto Brasileiro do Café (IBC), na Vila Furquim, em Presidente Prudente (SP).
O evento reúne produtores de todo país em quatro dias de exposição, oportunidade de negócios e palestras capacitadoras que visam otimizar as plantações de pequenos e médios agricultores.
O que é a Feira Batatec?
A primeira edição da festa foi realizada em 2018 e alcançou a marca de 14 mil participantes. Desde então a Batatec é realizada anualmente, excluindo 2020 e 2021 por conta da pandemia. Em 2022, mais uma vez superou as expectativas, o que de acordo com a organização deve se repetir neste ano.
“Em 2023, o evento rural mais tecnológico do Oeste Paulista promete dobrar a quantidade de participantes e bater o próprio recorde em oportunidades de negócio. São mais de 60 expositores e mais de 11 palestrantes especialistas no setor de forma 100% gratuita, além de food park com comidas à base de batata-doce, shows, exposição de maquinário e feira de negócios”, destacam os organizadores.
Um dos diferenciais da festa continua, a comercialização das melhores cervejas artesanais feitas a base de batata-doce.
Batata-doce no Oeste Paulista
Os números afirmam que a nossa região é a maior produtora de batata-doce do país e uma das maiores da américa latina, sendo assim, não é de se admirar que a maior feira destinada à produção, ao reconhecimento e a comercialização dessa cultura tivesse o seu início por aqui.
A Batatec é o evento que visa otimizar a produção de pequenos agricultores e gerar mais oportunidades de negócio, auxiliando o crescimento e o reconhecimento de uma produção tão importante para o setor e para a economia brasileira.
Batata doce
A batata-doce é a quarta hortaliça mais consumida no Brasil, onde a região de Presidente Prudente é a maior produtora do Estado de São Paulo.
De acordo com dados do IEA (Instituto de Economia Agrícola), no ano de 2018, o Estado de São Paulo produziu 9.876,62 hectares, sendo que a região da Alta Sorocabana produziu 36,5% do total do Estado, perfazendo cerca de 3.605 hectares, o que resultou numa produção de aproximadamente 61.427,64 toneladas.
Os dados ainda comprovam que em 2019 o Estado de São Paulo produziu 147.959 toneladas de batata-doce, o que representa 20% da produção nacional, aproximadamente.
A área plantada com a cultura no Estado foi de 9.295 hectares, sendo as principais regiões produtoras: Presidente Prudente, Araçatuba (SP), Tupã (SP), Jaboticabal (SP) e Dracena (SP). O Valor da Produção Paulista de batata-doce foi de aproximadamente R$170 milhões, em 2019.
Serviço
A Batatec começa no dia 20 de Julho, a partir das 18h, no IBC de Presidente Prudente. Nos demais dias, o evento é aberto ao público das 10h às 22h.