21.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 16, 2024
- Publicidade -
InícioEventos4ª BATATEC

4ª BATATEC

De 20 a 23 de julho, em Presidente Prudente (SP).

Conhecida como a maior feira destinada ao cultivo de batata-doce do Brasil, a Feira Tecnológica em homenagem à hortaliça, o Batatec, chega a sua 4ª edição em 2023, de 20 a 23 de julho, no Centro de Eventos do Instituto Brasileiro do Café (IBC), na Vila Furquim, em Presidente Prudente (SP).

O evento reúne produtores de todo país em quatro dias de exposição, oportunidade de negócios e palestras capacitadoras que visam otimizar as plantações de pequenos e médios agricultores.

Créditos: Divulgação

O que é a Feira Batatec?

A primeira edição da festa foi realizada em 2018 e alcançou a marca de 14 mil participantes. Desde então a Batatec é realizada anualmente, excluindo 2020 e 2021 por conta da pandemia. Em 2022, mais uma vez superou as expectativas, o que de acordo com a organização deve se repetir neste ano.

“Em 2023, o evento rural mais tecnológico do Oeste Paulista promete dobrar a quantidade de participantes e bater o próprio recorde em oportunidades de negócio. São mais de 60 expositores e mais de 11 palestrantes especialistas no setor de forma 100% gratuita, além de food park com comidas à base de batata-doce, shows, exposição de maquinário e feira de negócios”, destacam os organizadores.

Um dos diferenciais da festa continua, a comercialização das melhores cervejas artesanais feitas a base de batata-doce.

Batata-doce no Oeste Paulista

Os números afirmam que a nossa região é a maior produtora de batata-doce do país e uma das maiores da américa latina, sendo assim, não é de se admirar que a maior feira destinada à produção, ao reconhecimento e a comercialização dessa cultura tivesse o seu início por aqui.

A Batatec é o evento que visa otimizar a produção de pequenos agricultores e gerar mais oportunidades de negócio, auxiliando o crescimento e o reconhecimento de uma produção tão importante para o setor e para a economia brasileira.

Batata doce

A batata-doce é a quarta hortaliça mais consumida no Brasil, onde a região de Presidente Prudente é a maior produtora do Estado de São Paulo.

De acordo com dados do IEA (Instituto de Economia Agrícola), no ano de 2018, o Estado de São Paulo produziu 9.876,62 hectares, sendo que a região da Alta Sorocabana produziu 36,5% do total do Estado, perfazendo cerca de 3.605 hectares, o que resultou numa produção de aproximadamente 61.427,64 toneladas.

Os dados ainda comprovam que em 2019 o Estado de São Paulo produziu 147.959 toneladas de batata-doce, o que representa 20% da produção nacional, aproximadamente.

A área plantada com a cultura no Estado foi de 9.295 hectares, sendo as principais regiões produtoras: Presidente Prudente, Araçatuba (SP), Tupã (SP), Jaboticabal (SP) e Dracena (SP). O Valor da Produção Paulista de batata-doce foi de aproximadamente R$170 milhões, em 2019.

Serviço

A Batatec começa no dia 20 de Julho, a partir das 18h, no IBC de Presidente Prudente. Nos demais dias, o evento é aberto ao público das 10h às 22h.

ARTIGOS RELACIONADOS

Caminho da irrigação e energia solar em 2023

Em meio ao crescente movimento de digitalização do trabalho rural, serviços e soluções que aliam dinamismo à produtividade promovem uma gradativa revolução no campo.

Fenasucro & Agrocana 2023

De 15 a 18 de agosto, em Sertãozinho (SP).

Produtores de algodão postam em drones para produzir mais em 2023

Projeto envolveu representantes dos Estados que mais plantam e colhem a fibra no País

Número de associados da Cotribá cresce 15% em 2023

Cooperativa também ampliou área de plantio no RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!