22.6 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosFalsa mosca-branca tem ataque ampliado em cafezais

Falsa mosca-branca tem ataque ampliado em cafezais

 

José Braz Matiello

Engenheiro agrônomo do MAPA/Procafé

jb.matiello@gmail.com

Créditos José Braz Matiello
Créditos José Braz Matiello

A falsa mosca-branca (Aleurothrixus floccosus) é uma praga comum na citricultura, atacando a folhagem das plantas. Na lavoura cafeeira a falsa mosca-branca foi constatada faz 15 anos, inicialmente em mudas, e depois em lavouras adultas, mas não vinha causando problemas, ocorrendo apenas em focos, sem importância econômica.

Neste último ano, entretanto, a falsa mosca-branca passou a preocupar, assumindo uma nova condição de ataque, que se estendeu a cerca de 200 ha de cafezais, na região da Chapada Diamantina (BA).

O ataque ocorreu no período janeiro-maio de 2015, no município de Bonito, a cerca de 1.000 m de altitude. A infestação da mosca ocorreu tanto em lavouras novas, com dois anos de idade, como nas adultas, em cafeeiros de diferentes variedades, em Catuaí, Japy e Acauã.

 Folhas atacadas pela falsa mosca-branca, mostrando os resíduos das formas jovens do inseto, na face inferior do limbo foliar - Crédito José
Folhas atacadas pela falsa mosca-branca, mostrando os resíduos das formas jovens do inseto, na face inferior do limbo foliar – Crédito José

Ataque

A lavoura apresentou ataque na folhagem, onde a mosca atinge a parte inferior das folhas, sendo que ali se desenvolvem as larvas e ninfas, e também ficam pousados os insetos adultos, estes reunidos em grande número por folha.

A maior infestação ocorre nas folhas do topo das plantas, porém, em seguida o ataque tende a descer para os ramos da parte média das plantas. Os dois a três primeiros pares de folhas do ramo são os mais atacados. Com o passar do tempo, algumas folhas secam e caem, embora a desfolha seja lenta e parecendo não ser muito intensa, como ocorre com outras pragas, como o bicho-mineiro, por exemplo.

Na parte inferior do limbo foliar aparece uma crosta, no início branca, depois tomando a cor acizentada e escura, sendo constituída pelo resto das formas jovens da mosca. Em decorrência, forma-se a fumagina e um tipo de mel nas folhas. É possível verificar moscas adultas tanto sobre a face inferior das folhas como voando ao redor dos cafeeiros.

Controle efetivo

Como a falsa mosca-branca possui diversos inimigos naturais, destacando-se fungos do gênero Aschersonia, o qual tem sido detectado em citros, tudo leva a crer que a intensificação do ataque em cafeeiros se deve a algum tipo de desequilíbrio, seja pelo período seco, seja pelo uso continuado de fungicidas, como os cúpricos.

Quanto ao controle da mosca-branca em cafeeiros, nos ataques iniciais vinha sendo efetivo o uso de óleos minerais, mas, ultimamente, eles têm apresentado menor eficiência. Para a cafeicultura não existe nenhum inseticida registrado. Para o controle na citricultura existe o registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) de cinco óleos minerais e um produto à base de dimetoato.

Essa matéria você encontra na edição de outubro da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Como melhorar a atividade fisiológica das plantas

Aumentar a produtividade e a rentabilidade das lavouras é um dos maiores propósitos do agronegócio. De olho na demanda mercadológica em busca de soluções eficientes nesse campo, o CA$H, produto com tecnologia desenvolvida pela Kimberlit Agrociências, foi lançado nessa safra pela Grão de Ouro Agronegócios, em Alfenas, Minas Gerais.

Viabilidade da pulverização com drones no cafeeiro

O objetivo principal da Agricultura 4.0 é aumentar e melhorar a produção utilizando menos recursos e minimizando os impactos ambientais.

Deficiência de boro – Mudas de café não podem pagar o preço

Luís Paulo Benetti Mantoan Doutorando em Ciências Biológicas/Fisiologia Vegetal - UNESP Carla Verônica Corrêa cvcorrea1509@gmail.com Doutoranda em Agronomia/Fisiologia Vegetal - UNESP O boro é um elemento químico...

1° Encontro Estratégico Remineralizadores de Solo e a Nova Agricultura

No dia 23 de julho Patos de Minas (MG) recebeu o 1° Encontro Estratégico Remineralizadores de Solo e a Nova Agricultura, realizado pela Harvest Minerals, apresentando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!