A ADAMA, companhia integrante de uma das maiores holdings do agronegócio global, estará presente na Coplacampo 2024, uma das principais feiras do setor sucroenergético, que acontece de 26 de fevereiro a 1º de março, em Piracicaba (SP), com o objetivo de apresentar ao produtor rural as principais soluções e tecnologias de formulação disponíveis no mercado, que visam alavancar a produtividade das lavouras de cana-de-açúcar, com rentabilidade.
Além das inovações e soluções apresentadas, a ADAMA traz ao evento uma análise do cenário atual da cultura da cana-de-açúcar na região, destacando os principais desafios enfrentados pelos produtores e a importância de soluções eficazes e sustentáveis, como as biossoluções, que têm sua eficiência comprovada e podem ser utilizadas em combinação para o melhor manejo das culturas.
Embora na Safra 2023/24, as condições climáticas e os investimentos do setor sucroalcooleiro tenham refletido em um aumento de 10,9% na produção de cana-de-açúcar no País, de acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a expectativa de produção da Safra 2024/25 pode ser menor. Segundo análises da Hedgepoint Global Markets, o clima menos favorável desta safra pode acarretar uma redução, com estimativas de produção de 620 milhões de toneladas de cana, com aproximadamente 41,8 milhões de toneladas de açúcar e 33,3 milhões de toneladas para exportação.
“O clima representa uma variável de grande impacto e precisa ser levado em conta nas estimativas. Por isso, temos que estar sempre atentos à melhor estratégia de manejo, para que consigamos minimizar prejuízos e seguir com um canavial produtivo e de qualidade”, afirma Gabriela Roque, representante técnica de Vendas da ADAMA (FOTO). A engenheira agrônoma destaca a importância da utilização de soluções com formulações modernas e diferenciadas em herbicidas, principalmente, e biossoluções, que além de promoverem um manejo mais sustentável, contribuem para o aumento da produtividade e qualidade da lavoura. Produtos para bioestimulaçãos de plantas, que minimizam os impactos de estresse abiótico, são um dos exemplos.
“Este é o caso de um dos nossos produtos já consagrados no mercado, o ExpertGrow, à base de extrato fermentado de algas, que bioestimula o potencial produtivo das culturas e mitiga danos causados por estresses abióticos. Esse fato ocorre devido à melhor eficiência do uso dos nutrientes da planta e aumento da taxa fotossintética, fazendo com que a planta se mantenha saudável e com os nutrientes necessários”, explica.
Com o aumento da rotação de culturas na região, especialmente com a soja, a ADAMA também apresentará soluções para a cultura da soja durante o evento, destacando sua expertise e compromisso com o agricultor brasileiro. É o caso do Emerge®, desenvolvido para o tratamento de sementes de soja, milho e algodão, que atua na bioestimulação de plantas, melhorando o vigor delas e contribuindo para uma lavoura mais produtiva.
Outros destaques da ADAMA na Coplacampo 2024:
A companhia também levará ao evento outros produtos de seu portfólio completo para cana, como a biossolução Protege®, combinação tripla de bactérias, que auxilia na proteção da produtividade das lavouras, e a novidade do ano, que é o Apresa® com foco em cana-de-açúcar. Esse é um herbicida pré-emergente premium, que já atua em outras culturas, e possui combinação exclusiva de ingredientes ativos, proporcionando alta eficácia e segurança no controle de gramíneas e folhas largas. Outro herbicida de destaque que estará no campo demonstrativo é Arreio® CANA, indicado para o controle de plantas daninhas de folha larga na cana-de-açúcar, garantindo um manejo eficaz e seguro, pois apresenta baixa volatilidade, além de ser totalmente seletivo para a cultura da cana-de-açúcar.