28.6 C
Uberlândia
sábado, setembro 7, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesComo a análise do ciclo de vida reduz os impactos ambientais

Como a análise do ciclo de vida reduz os impactos ambientais

Créditos Shutterstock

por Mayara Zunckeller, Gerente de Operações na TÜV Rheinland

A escolha de produtos sustentáveis ou produzidos de forma responsável, focando na redução de impactos ou geração de benefícios socioambientais, é cada vez mais importante para os consumidores. No Brasil, uma pesquisa do Capterra, plataforma de comparação de softwares B2B, aponta que 7 em cada 10 brasileiros, ou 78%, dizem que as ações sustentáveis de uma empresa influenciam, em algum nível, suas escolhas de produtos ou fornecedores.

Já segundo o Global Sustainability Study 2021, realizado pela consultoria Simon-Kucher, globalmente, mais de um terço (34%) da população está disposta a pagar mais por serviços ou produtos sustentáveis. E entre os que aceitam pagar mais, em média, concordariam com um acréscimo de 25%.

As empresas que conseguem comprovar a sustentabilidade da produção e do ciclo de vida de seus produtos ou serviços por meio de um teste neutro, na percepção dos clientes, têm mais valor, o que gera vantagem competitiva.

Poucos são os consumidores que ainda tomam decisões sobre o consumo ou a produção sem considerar a perspectiva do ciclo de vida completo ou as implicações mais amplas no ambiente, na sociedade ou na economia.

A forma como a nossa sociedade utiliza os materiais é fundamental para o nosso futuro econômico e ambiental. É preciso ter uma visão holística, avaliando o ciclo de vida do produto englobando os três pilares da sustentabilidade – ambiental, econômico e social.

A competição global por recursos finitos vem se intensificando à medida que a população e as economias mundiais crescem. O uso mais produtivo e menos impactante dos materiais contribui para a nossa sociedade permanecer economicamente competitiva e protege o ambiente num futuro com recursos limitados.

Avaliando e mensurando a produção

Uma avaliação do ciclo de vida irá analisar as necessidades de energia, o consumo de matérias-primas, as emissões no ar, na água e no solo e resíduos desde a extração dos materiais usados na sua produção até o final do seu tempo de uso, identificando o impacto ambiental atual e potencial de seus produtos e os efeitos das medidas de redução de impacto.

O estudo pode ser aplicado a qualquer produto, de eletroeletrônicos a brinquedos, materiais de construção, alimentos, dispositivos médicos, veículos, entre outros.

Do ponto de vista da produção, ao observar todo o ciclo de vida de um produto – desde a extração de materiais até a gestão do fim da sua vida útil – é possível encontrar novas oportunidades para reduzir impactos ambientais, preservar recursos e reduzir custos.

Ainda internamente, ao integrar a perspectiva do ciclo de vida na gestão global e levar o desenvolvimento de produtos e processos numa direção mais sustentável, a organização pode colher os benefícios da gestão ambiental, da saúde e segurança ocupacional, do risco e da qualidade, bem como aplicar e desenvolver processos e produtos mais eficientes.

E, em relação ao mercado, a adoção da avaliação do ciclo de vida e de práticas sustentáveis melhorará a imagem e o valor da marca tanto para os stakeholders quanto para os clientes. Uma relação, ou melhor, estratégia, ganha-ganha.

LEIA TAMBÉM:

ARTIGOS RELACIONADOS

Pilar da agricultura regenerativa, integração entre lavoura-pecuária-floresta (ILPF)

Prática que gera importantes benefícios à cadeia de produção de alimentos pauta o segundo episódio da websérie ‘Agricultura Regenerativa e Positiva’, da Syngenta.

Produtos biológicos impulsionam mercado de trabalho

Biotrop desenvolve projeto de imersão de estagiários em bioinsumos, oferecendo mão de obra qualificada para o mercado, que cresce em ritmo acelerado

Descarte correto de efluentes é crucial para agronegócio

O tratamento dos efluentes do agronegócio é difícil, por isso o descarte correto é fundamental.

Regulamentação dos créditos de carbono

O reconhecimento do papel das florestas como solução indispensável para combater a emergência climática,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!