19.6 C
Uberlândia
sábado, julho 27, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesReforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

"A simplificação do sistema tributário pode resultar em um catalisador para a criação de empregos, impulsionando a economia do país", diz especialista

Otávio Fernandes/Divulgação

Nos últimos anos, o debate sobre a reforma tributária no Brasil foi intenso, visando simplificar e modernizar o sistema tributário do país. Nesse contexto, a recente aprovação da Emenda Constitucional 132/2023 marca um avanço significativo nesse processo, trazendo consigo mudanças substanciais que afetarão diretamente a dinâmica fiscal e econômica do país.

Otávio Fernandes, consultor tributário da Evoinc e pós-graduando em Direito Tributário pelo IBET, explica que o principal ponto da Emenda é a unificação de impostos em dois novos tipos de Imposto sobre Valor Agregado (IVA), a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). “Essa unificação visa simplificar o sistema tributário, reduzindo a complexidade e os custos administrativos para empresas e contribuintes”, diz Fernandes.

Uma das principais premissas da reforma é manter a carga tributária atual, diz o tributarista, lembrando que “quaisquer aumentos em determinadas áreas sejam compensados por reduções em outras”. Segundo ele, “isso visa equilibrar os impactos econômicos da reforma e evitar aumentos significativos na carga tributária global”.

Para Fernandes, espera-se que a reforma beneficie setores como a indústria, que atualmente enfrentam uma carga tributária elevada e complexa. “A simplificação do sistema tributário, pode resultar em equilíbrio de impostos para esses setores, bem como na melhora da dinâmica de apuração e dia a dia dos profissionais responsáveis por executar todos os trâmites tributários, estimulando investimentos e o crescimento econômico”, diz ele com a expectativa de “que a reforma seja um catalisador para a criação de empregos, impulsionando a economia do país”.

Apesar dos benefícios esperados, a implementação da reforma tributária traz consigo desafios e questões em aberto. A definição das alíquotas e os impactos setoriais são aspectos críticos a serem considerados, assim como a transição gradual dos sistemas tributários existentes para os novos regimes.

Fernandes destaca que a efetividade e a simplicidade da nova reforma tributária dependerão das regulamentações e medidas de implementação que serão adotadas no futuro. No entanto, segundo ele, “a aprovação da Emenda Constitucional 132/2023 representa um passo significativo em direção à modernização e simplificação do sistema tributário brasileiro, com potencial para impulsionar o crescimento econômico e a criação de empregos no país”.

Fonte: Otávio Fernandes, contador, é consultor tributário da Evoinc, pós-graduando em Direito Tributário pelo IBET.

ARTIGOS RELACIONADOS

Terminal tem crescimento de 304% na exportação de frutas

Com 3 berços para receber navios, a atracação, no terminal da Wilson Sons, é célere e eficiente: são realizados 26 movimentos de carga por guindaste/hora (em média), operando com 4 guindastes simultaneamente, um diferencial entre portos do NE

Uva ‘BRS Melodia’ chama a atenção

A família Vitaceae, à qual a videira pertence, possui cerca de 11 gêneros e mais de 450 espécies.

Maior oferta e demanda fraca afetam níveis de preços do açúcar

O contrato de maio fechou em 19,72 c/lb em sua última seção. Foram entregues 1,67 Mt, um aumento de 73% em relação à média de oito anos, sendo o Brasil o maior fornecedor.

Baixa produtividade e situação fiscal são os desafios para o crescimento econômico

Temas foram trabalhados no Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!