O pesquisador Rodrigo Franco Vieira, engenheiro da Codevasf, 6a SR, em Juazeiro, Bahia, doutorando na UNESP Botucatu e um dos diretores da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID), apresentou ferramentas pagas e gratuitas para o auxílio e agilidade nos projetos de irrigação, durante a Fenicafé – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura, que se encerra nesta quinta-feira(18) em Araguari, no Triângulo Mineiro.
O pesquisador explica que uma irrigação eficiente depende de um conjunto de ações que começa com um bom projeto agronômico, segue para o projeto hidráulico conveniente, até o manejo. Mas tudo demanda conhecimento. “Participamos de vários eventos no ano, e minha impressão foi a melhor possível, tanto pelos temas, quanto pela beleza e pujança da região do cerrado mineiro. O que percebi de diferente foi que na Fenicafé é participação efetiva do produtor e uma linguagem igual para todos, sem contar com a plateia atenta e colaborativa”.
Para o especialista, a inclusão dos transientes hidráulicos é a grande novidade para a irrigação. Mas é preciso compreender o cálculo e os princípios e o funcionamento dos dispositivos que controlam a pressão e vazão em sistemas hidráulicos, sendo que nas Ciências Agrárias, a Unesp saiu na frente de todas as universidades do Brasil, com estudos avançados relacionados à nova ferramenta.
Os interessados em se aprofundar ainda sobre transientes ou em outros assuntos ligados à irrigação, a ABID oferece cursos. “A associação está com dois cursos bem interessantes. Um deles é o primeiro curso do Brasil sobre dimensionamento de sistemas localizados com reuso, que será ministrado em Campinas, e de transientes hidráulicos, em Brasília (10 e 11/06), ambos presenciais. Sócios possuem descontos generosos”, garante. Informações podem ser obtidas em www.abid.org.br.
A Fenicafé é promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) em parceria com a C3 Consultoria, a Federação dos Cafeicultores do Cerrado com apoio da Embrapa Café e Prefeitura Municipal de Araguari.