20.8 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiHormônio fitorregulador beneficia produção de mangas

Hormônio fitorregulador beneficia produção de mangas

João Yoshio Murakami

Engenheiro agrônomo, consultor e membro do GETMA (Grupo de Estudos Técnicos da Manga)

jmurakamy@yahoo.com.br

 

 Crédito Léa Cunha
Crédito Léa Cunha

O fitorregulador é uma ferramenta necessária ao tipo de manejo adotado na cultura da manga, principalmente no quesito poda. A poda pós-colheita permite a renovação de galhos que podem se tornar frutíferos, se adotada a prática de amadurecimento dos mesmos. Isto se obtém com o uso do fitorregulador.

Essa prática permite a obtenção de safras anuais constantes, e esse é o grande benefício. Quando se faz necessária a aplicação, nem sempre o objetivo é aumentar a produtividade, e sim garantir a produção e, lógico, se com isso garantir uma produção anual contínua, mais uma grande vantagem. O reflexo de tudo isso são os preços diferenciados (melhores).

 

Manejo

Os fitorreguladores devem ser aplicados após a poda e depois da segunda emissão da brotação. No campo, tem-se obtido safras em épocas normais e em épocas antecipadas também é possível, desde que as plantas estejam preparadas, o que é possível por meio de podas.

Floração

A aplicação dos fitorreguladores visando antecipar as floradas é determinada pelo tempo, época da poda e preparo das plantas. Normalmente, se obtêm produções antecipadas entre dois a três meses da época normal.

A dosagem depende da variedade a ser tratada.

üNa Tommy atkins : de 1,0 a 1,5 ml do princípio ativo por metro linear de copa.

üNa Palmer: de 0,7 a l,0 ml do princípio ativo por metro linear de copa.

Investimento

Hoje o fitorregulador está sendo comercializado por uma média de R$ 240,00 o litro. Levando em consideração que um pé adulto de manga possui 5,0 metros de copa, em média, se utilizarmos 1,0 ml/metro de copa, gastaríamos 5 ml do princípio ativo.

Como o produto tem concentração de 25%, o gasto será de 20 ml/planta, ou seja, de R$ 4,80/planta, fora a mão de obra.No atual manejo da cultura, não há condições de se produzir mangas com safras subsequentes e constantes sem o uso dos fitorreguladores.

Entretanto, essa prática, em regiões que não têm a irrigação em seu manejo e contam com estação chuvosa mais definida, como o Sudeste, apresenta problemas de ineficiência, pois podem ocorrer chuvas em épocas de pré-florada, o que compromete a ação do fitorregulador e frustra o processo de floração.

Essa matéria você encontra na edição de dezembro 2015  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

As inovações no cultivo da pitaia

Hoje, estudando mais a fundo a cultura da pitaia, sabe-se que ela é uma fonte riquíssima de compostos bioativos, sendo considerada uma “superfruta”, muito utilizada nas dietas dessa nova geração, que tem se preocupado cada vez mais com sua saúde.

Telas garantem proteção e qualidade

Sueyde Fernandes de Oliveira Braghin Coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento Ginegar Polysack sueyde@ginegarpolysack.com.br O máximo potencial genético é atingido quando fatores relacionados ao clima, nutrição, irrigação e...

Tecnologia no combate do estresse oxidativo

Natural ou em suco, no uso culinário em doces ou pratos sofisticados e, ainda ...

Apex leva novidades para Holambra

A Hortitec, para a Apex, é uma feira muito importante, embora não seja de realização de vendas. “Nosso objetivo durante o evento é expor...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!