19.6 C
Uberlândia
sexta-feira, outubro 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasEnchentes no Rio Grande do Sul deixam produtores de leite isolados

Enchentes no Rio Grande do Sul deixam produtores de leite isolados

Segundo a Gadolando, propriedades não conseguem entregar produto e já faltam energia e alimento para animais em alguns locais

Crédito Marcos Tang Divulgação

As chuvas que assolam o Rio Grande do Sul durante toda a semana afetam drasticamente os produtores de leite do Estado. Quem alerta da situação trágica é o presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Marcos Tang. A queda de barreiras em estradas e vias vicinais e os alagamentos estão isolando propriedades rurais pelo interior.

Segundo Tang, a situação é grave pelas propriedades gaúchas. “Muitas estão alagadas e isoladas devido à queda de barreiras, o que significa o não recolhimento de leite e, portanto, o não abastecimento à indústria que, por sua vez, não tem mais embalagens para o envasamento do pouco produto  que chega”, observa.

O dirigente relata também que as propriedades já estão ficando sem combustível e alimentação para as vacas. “Sei de propriedades, com grande número de vacas, que estão ordenhando uma vez ao dia só porque têm pouquíssimo combustível. Não conseguem buscar mais e estão tocando os geradores com este combustível. Os produtores estão fazendo alguns trajetos a pé, pegando óleo em pequenas quantidades, enquanto for possível. Temos relatos de uma enorme diminuição de ração para os animais, pois faltará o produto em alguns estabelecimentos”, reforça.

Tang chama a atenção para o momento de ajuda, em primeiro lugar, às vidas humanas, mas também recorda que esta é mais uma tragédia vivida pelo setor. “Realmente é muito difícil e estamos esperando que as chuvas diminuam para que as estradas possam ser abertas, pelo menos, para dar acesso à chegada de comida, assim como também de embalagens para a indústria, e desta forma atender  ao consumidor. Passou de uma enchente para uma catástrofe geral”, avalia.

ARTIGOS RELACIONADOS

Chuvas durante a colheita da soja interferem na qualidade e atrasam milho safrinha

Umidade acima de 14% pode provocar danos mecânicos durante o processo da colheita, depreciando ainda mais os grãos

Mastite: enfermidade afeta a produção de leite

Os sinais clínicos comuns incluem lesões, sensibilidade ao toque, dor e aumento da temperatura do local acometido, devido à inflamação.

Janela de cultivo mais arriscada

O atraso do plantio da safra de soja 2020/21 e alongamento do ciclo das lavouras marcou várias ...

Janela de plantio, como funciona?

O substantivo feminino “janela” tem sido utilizado para várias denotações, entretanto, é mais aplicado quando nos referimos a um vão em paredes de uma construção a meia altura que permite a entrada de ar e claridade nos ambientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!