24.6 C
Uberlândia
domingo, abril 13, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesEm missão internacional, Abapa fortalece presença do algodão brasileiro na Turquia e...

Em missão internacional, Abapa fortalece presença do algodão brasileiro na Turquia e Egito

Divulgação

O presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Luiz Carlos Bergamaschi, e a vice-presidente da entidade, Alessandra Zanotto, participam da etapa final da agenda de trabalho do Cotton Brazil – Missão Egito e Turquia. A visita aos dois países buscou avaliar a receptividade do mercado e aumentar a participação do algodão brasileiro nas importações das indústrias de fiação.

A Turquia é o quinto maior importador global de algodão e o quinto maior importador da fibra produzida no Brasil. Desde 2023, o governo egípcio permitiu a importação de algodão brasileiro, iniciando as relações comerciais entre as duas nações e incluindo o Egito entre os países prioritários do Cotton Brazil. Atualmente, o país é o 13º maior importador de algodão do mundo.

 “O Brasil está construindo importantes e sólidas relações comerciais iniciadas por intermédio do Cotton Brazil. São mercados relevantes e estratégicos interessados no nosso algodão, uma commodity que apresenta competitividade econômica e na qualidade da fibra e volume para atender a demanda do mercado.  Essa boa receptividade da Missão Cotton Brazil é resultado de um trabalho iniciado por pessoas que se dedicaram muito para que chegássemos até aqui. É hora de dar sequência e consolidar estas relações de confiança no trabalho dos produtores brasileiros ”, disse Bergamaschi.

Zanotto retornou à Turquia após dois anos e participou de dois seminários organizados pelo Cotton Brazil durante a missão. No seminário na Turquia, que contou com a presença do consultor indiano e diretor da empresa Wazir Advisors, Varun Vaid, foram apresentados dados sobre o cenário das indústrias e o consumo global da fibra. Zanotto destacou os impactos positivos da visita anterior: “Voltar aqui e ouvir que os apontamentos feitos há dois anos foram atendidos mostra que estamos no caminho certo. Sem dúvida, a Turquia é um país importante não somente pela demanda, mas pelas contribuições que sempre fazem para nosso crescimento”.

Após dois anos, a vice-presidente Alessandra Zanotto retornou à Turquia e participou de dois seminários organizados pelo Cotton Brazil, durante a missão.  No seminário na Turquia, que contou com a presença do consultor indiano e diretor da empresa Wazir Advisors, Varun Vaid, foram apresentados dados sobre o cenário das indústrias e o consumo global da fibra. Zanotto destacou os impactos positivos da visita anterior: “Voltar aqui e ouvir que os apontamentos feitos há dois anos foram atendidos mostra que estamos no caminho certo. Sem dúvida, a Turquia é um país importante não somente pela demanda, mas pelas contribuições que sempre fazem para nosso crescimento”.

Em sua fala, ela reforçou as ações contínuas e a preocupação dos produtores brasileiros com a sustentabilidade, destacando que a cotonicultura brasileira se consolida com um trabalho sério e o cumprimento da agenda ESG. “A Abrapa se preocupa com a sustentabilidade econômica da cultura do algodão no país”, confirmou.

A missão foi organizada pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), a Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), por meio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Em 2024, o Cotton Brazil realizará 12 missões internacionais, com dez países-alvo: China, Bangladesh, Vietnã, Turquia, Paquistão, Indonésia, Índia, Tailândia, Coreia do Sul e Egito.

ARTIGOS RELACIONADOS

AMIPA apoia seus associados em processo de certificação do algodão

Desde os estudos realizados pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), em 2009, para a criação de um programa de sustentabilidade para a...

BASF apresenta novidades para as culturas de soja e algodão na Tecnoshow COMIGO

Fungicida multicultura para os cultivos de soja e algodão é lançamento da empresa na feira.

Alerta para a mancha-alvo do algodoeiro

Luiz Gonzaga Chitarra Nelson Dias Suassuna Fabiano Perina Pesquisadores da Embrapa Algodão Augusto Goulart Pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste   Os sintomas iniciais da mancha-alvo (Corynesporacassiicola) no algodoeiro ocorrem principalmente...

Tecnologias para o algodão ganham destaque em dia de campo

O município de Itaí, no interior do Estado, recebe no próximo dia 8 de maio, produtores, profissionais e empresas ligados à cultura. O Cotton Day tem como foco a disseminação de informação e a apresentação de novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!