28.6 C
Uberlândia
quarta-feira, abril 24, 2024
- Publicidade -
InícioEventosBASF apresenta novidades para as culturas de soja e algodão na Tecnoshow...

BASF apresenta novidades para as culturas de soja e algodão na Tecnoshow COMIGO

Fungicida multicultura para os cultivos de soja e algodão é lançamento da empresa na feira.

Foto BASF

Com o compromisso de inovar a cada safra, a BASF levará as suas novas soluções à Tecnoshow COMIGO, com destaque para as culturas de soja e algodão. O evento, que acontece entre os dias 27 e 31 de março, no Centro Tecnológico Comigo (CTC), em Rio Verde (GO), representa uma importante vitrine do agronegócio brasileiro.

Uma das novidades apresentadas pela BASF na feira é o Belyan®. A solução faz parte de um grupo de fungicidas premium para o controle e manejo de doenças da soja e do algodão, que tem como ingrediente o Revysol®, um dos ativos inovadores da BASF no mercado global.

Com amplo espectro de controle e alta seletividade, a novidade conta com a exclusiva tecnologia Power Flex, capaz de se adaptar a diferentes características dos fungos que atacam a cultura da soja e do algodão.

“O Belyan® é capaz de se adaptar às diferentes características dos fungos causadores de doenças como a ferrugem asiática, mancha-alvo, cercóspora, septoria e oídio na soja e a tão devastadora ramulária no algodão”, comenta o agrônomo e gerente de Marketing de Cultivos de Algodão da BASF, Luiz Fernando Talheiros Straioto.

Complementando a estratégia de manejo eficiente de fungicidas, outro destaque da BASF é o Blavity®, uma solução indicada para a segunda aplicação, contribuindo para um manejo de controle de doenças na soja e no algodão com alta efetividade. Este fungicida proporciona uma dupla proteção contra os fungos.

Agricultura Digital

O xarvio® FIELD MANAGER será outro grande destaque da feira. Os visitantes que passarem pelo estande da BASF terão uma experiência 360º, conhecendo mais a fundo suas soluções de mapeamento digital da lavoura – via satélite e drones – e de gestão sustentável de insumos no manejo das culturas do pré-plantio à pós-colheita.

Para auxiliar na dessecação no cultivo de soja e na desfolha do algodão, os mapas do xarvio® auxiliam o agricultor a realizar uma aplicação em taxa variável, proporcionando menor variabilidade de maturação da lavoura antes da colheita e economia média de 30% de produto.

O Mapa de Biomassa da plataforma xarvio® FIELD MANAGER, é uma solução inteligente também para o agricultor controlar e equilibrar o desenvolvimento do algodoeiro. “Com a visualização das áreas de alta, média e baixa biomassa, é possível traçar a melhor estratégia para a aplicação do regulador de crescimento em taxa variável, uniformizando a lavoura e, consequentemente, melhorando a qualidade das fibras na colheita”, comenta Alan Castro, coordenador técnico do xarvio®.

Ele explica que o ideal é que o algodão alcance no máximo 1,30 m de altura, facilitando manejo, trato e colheita, “por isso, é tão importante ter um recurso que indica ao cotonicultor as diferenças na lavoura e entre com um produto que ajude a planta entender que o ciclo de reprodução dela já acabou”. A solução de Mapa para Aplicação de Regulador de Crescimento traz, ainda, a vantagem de otimizar o uso do produto, gerando uma economia média de 25% do insumo.

Sementes de soja ganham novas variedades Credenz® e SoyTech®

Durante a feira, as duas marcas de sementes da soja da BASF apresentam lançamentos em variedades indicadas para a região, atendendo de forma ativa o agricultor e o mercado de sementes.

Os destaques do portfólio de sementes Credenz® são as variedades:

  • CZ 37B43 IPRO – lançamento com tecnologia Intacta 2 Xtend
  • CZ 37B39 I2X – ampla adaptação geográfica, tolerante ao acamamento e alto potencial produtivo
  • CZ 37B60 IPRO – com alto potencial produtivo, boa sanidade e moderada resistência a nematoides de cisto
  • CZ 48B01 I2X – pré-lançamento, com tipo de crescimento indeterminado e tecnologia Intacta 2 Xtend, ótimo arranque inicial, e elevado número de vagens

Já no portifólio Soytech®, os destaques são as cultivares:

  • ST 700 I2X – excelente opção na plataforma Intacta 2 Xtend, com alto potencial produtivo e ciclo 7.0, possui elevado peso de grãos e precocidade
  • ST 752 I2X – cultivar pré-lançamento da safra, estará disponível para os agricultores para plantio na safra 23/24
  • ST 783 IPRO – apresenta resistência de nematoides, potencial produtivo e ampla adaptação geográfica
  • ST 797 IPRO – permite abertura de plantio, apresenta alto potencial produtivo e rusticidade

Fibermax com tecnologia TLP

Fibermax, marca de sementes de algodão líder de mercado, apresenta na Tecnoshow a tecnologia TLP (TwinLinkPlus®), desenvolvida exclusivamente para atender as necessidades dos cotonicultores brasileiros. As variedades TLP de algodão oferecem tripla proteção às lagartas e tolerância ao herbicida Liberty®, sendo uma ferramenta importante para o manejo do sistema produtivo algodão-soja.

As plantas não possuem resistência ao herbicida glifosato, o que facilita o manejo de plantas daninhas e voluntárias, beneficiando todo o sistema produtivo. Além disso, há variedades recentemente lançadas com resistência múltipla a doenças e pragas, preservando o potencial produtivo e otimizando o uso de defensivos agrícolas. “As características das variedades também atendem aos padrões de qualidade de fibra esperados pelos agricultores e pela indústria textil”, afirma Valeska de Laquila, gerente de produto FiberMax® na BASF.

Outro destaque em sementes são as variedades lançadas com Resistência Múltipla a doenças como a ramulária e/ou pragas como os nematoides de galha. “Essas caracteristicas ajudam a preservar o potencial produtivo das variedades e contribuem para a otimização no uso de defensivos agrícolas, além de atender aos padrões de qualidade de fibra esperados pelos agricultores e pela indústria têxtil”, finaliza a gerente.

Sobre a Tecnoshow COMIGO

Quando: 27 a 31 de março

Onde: Centro Tecnológico Comigo (CTC), em Rio Verde (GO)

Saiba mais no site do evento

ARTIGOS RELACIONADOS

Nufarm aposta no mercado de defensivos biológicos

Durante o evento, a Nufarm Brasil anunciou que pretende ampliar seus investimentos nesse setor. A companhia de origem australiana lançou recentemente no País dois...

Seca, calor e pragas impactaram safra brasileira de algodão

Com oferta internacional em recuo -e uma valorização de mais de 30% nos preços da commodity - o mercado aquecido tem motivado os agricultores a já planejarem uma nova safra de maneira mais agressiva.

Estação agrometeorológica fornece dados para tomada de decisões agrícolas no Leste do MS

Parceria viabiliza a instalação de estação agrometeorológica em Ivinhema, que está integrada a rede Guia Clima da Embrapa. Os dados climáticos estão disponíveis para...

Como evitar o acamamento na soja e feijão?

Autores Paulo Roberto de Camargo e Castro Professor titular - ESALQ/USP prcastro@usp.br Jeisiane de Fátima Andrade Mestranda em Agronomia - ESALQ/USP A aplicação de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!