31.6 C
Uberlândia
segunda-feira, setembro 16, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesVeracel lança solução para ampliar a produtividade de seu viveiro de mudas

Veracel lança solução para ampliar a produtividade de seu viveiro de mudas

Ferramenta monitora todas as variáveis que impactam o desenvolvimento dos novos eucaliptos da empresa e permite uma tomada de decisão mais rápida para evitar perdas de produção.

Um dos momentos de irrigação das mudas na área responsável pelos futuros eucaliptos da empresa (foto: Divulgação Veracel)

A Veracel, indústria de celulose localizada no Sul da Bahia, acaba de implementar uma solução de monitoramento para seu viveiro de mudas e, em pouco mais de um mês de operação, a tecnologia já tem apresentado ganhos na gestão da produção das mudas de eucalipto. A nova ferramenta permite um controle mais preciso das condições ideais para o desenvolvimento das mudas, garantindo um melhor aproveitamento e apoiando a implementação de melhorias nos processos da área.

O viveiro é responsável por manter a produção mensal de mais de 4 milhões de novas mudas, em diferentes estágios de desenvolvimento, para que estejam saudáveis e aptas para o plantio de novas florestas da empresa, de acordo com o cronograma de plantio da companhia.

A ferramenta foi desenvolvida dentro da plataforma PIMS (Plant Information Management System), que é amplamente utilizado em operações industriais, inclusive da própria Veracel. Para o uso no viveiro, ela foi adaptada em parceria com a área de Tecnologia da Informação da empresa de forma personalizada para monitorar variáveis como a temperatura e umidade das estruturas de produção de mudas, o controle de abertura das portas e janelas de ventilação, a frequência de irrigação, os indicadores de uso de água e o acompanhamento de diversos outros sistemas de automação necessários para o desenvolvimento das plantas.

Antes da implementação da nova solução, a empresa acompanhava o histórico de desempenho dos equipamentos por meio dos painéis disponíveis na área e pelo registro dos relatórios das equipes, feitos em planilhas. Agora, com uma ferramenta única, a companhia dispõe de um arquivo completo, com o histórico de todos os equipamentos e as atividades do viveiro em tempo real, o que permite uma atuação muito mais rápida quando um problema é identificado.

“A produção de celulose começa a ser materializada aqui no viveiro, e qualquer pequeno desvio de temperatura ou umidade pode trazer impactos grandes, como perdas significativas de até mesmo lotes inteiros de mudas”, destaca o coordenador de Produção de Mudas, Rafael Henrique da Silva. “Essa inovação é muito importante para podermos atuar de imediato em caso de problemas. Isso também nos ajuda a desenvolver melhorias de processos que aumentarão a nossa eficiência de produção e a qualidade das mudas que se tornarão as florestas da companhia nos próximos ciclos de plantio”, afirma ainda o coordenador.

A nova solução tem a capacidade de identificar problemas mecânicos nas estufas, monitorar se todos os processos estão sendo cumpridos corretamente e garantir que variáveis, como temperatura e umidade, estejam devidamente reguladas para garantir a sobrevivência e o desenvolvimento das mudas.

“A sinergia entre soluções já existentes na companhia com outras áreas traz uma adoção tecnológica consistente e padronizada para nossas operações. Além disso, o sistema PIMS facilita a atualização e a distribuição rápida e eficiente de informações sobre os produtos, o que é crucial em um ambiente de negócios dinâmico e competitivo como o da Veracel” destaca André Silva Borges, especialista em Projetos Estratégicos de Inovação e Transformação Digital (I&TD) da Veracel.

ARTIGOS RELACIONADOS

Simpósio sobre Tecnologias de Produção Florestal

  De 20 a 22 de outubro Uberlândia (MG) receberá o Simpósio sobre Tecnologias de Produção Florestal, evento voltado para o eucalipto. O objetivo é...

Três Lagoas Florestal reúne gigantes da celulose

Não é à toa que Três Lagoas se tornou uma das cidades que mais cresce no País. Os investimentos que chegaram, na final da...

Eucalipto: Produção de mudas segue critérios

Autores Emmanoella Costa Guaraná Araujo Mestra em Ciências Florestais e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal – Universidade Federal do Paraná...

UFV faz parceria com empresas florestais para produzir eucaliptos resistentes à seca

  Um projeto inédito na área florestal em que cada empresa irá disponibilizar seus melhores clones para que a UFV faça cruzamentos controlados, capazes de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!