24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesCooperativistas buscam soluções para aumentar competitividade do leite em Minas Gerais

Cooperativistas buscam soluções para aumentar competitividade do leite em Minas Gerais

leite
Foto: Adobe Stock

O Encontro das Cooperativas Agropecuárias Mineiras do Segmento Leite que acontecerá nesta quarta-feira, dia 12 de junho, a partir das 9h, no Expominas, em Belo Horizonte – dentro da programação da Megaleite 2024 – será estratégico para o fortalecimento e a defesa de interesses de toda a cadeia produtiva leiteira em Minas Gerais. Cerca de 100 cooperativistas estarão reunidos para discutir caminhos para aumentar a competividade do setor, num cenário que ainda impõe desafios para superar problemas como queda nos preços e redução do consumo de leite no mercado nacional. Desde 2023, o segmento vem passando por uma crise histórica, em função do aumento desenfreado das importações de leite em pó, com repercussões que ainda não foram totalmente superadas. Um dos elos mais impactados, o cooperativismo mineiro continua buscando saídas para fortalecer a atividade no Estado que é considerado a maior bacia leiteira do país. “As cooperativas continuam engajadas nesse esforço coletivo para defender a cadeia produtiva do leite, que responde por milhares de empregos em nosso país. Vamos implementar um amplo debate para levantar as ações que ainda são necessárias para o crescimento e o desenvolvimento sustentável dessa atividade”, reforça o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.

O Encontro das Cooperativas Agropecuárias Mineiras do Segmento Leite terá, na programação, palestras com especialistas e lideranças do ramo. O painel “Competividade Global – Construindo um Novo Horizonte” abordará temas como o cenário de Minas frente aos desafios do leite, as inovações das cooperativas e as ações futuras da pecuária mineira para melhoria da competitividade. Nesse debate estarão, como painelistas, o presidente da Cooperativa Central dos Produtores de Leite (CCPR), Marcelo Candiotto, analista técnico da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Fernando Ferreira Pinheiro, e o presidente da Fecoagro Leite Minas e da Central Mineira de Laticínios (CEMIL), Vasco Praça Filho. As apresentações serão mediadas pela professora da Universidade Federal do Paraná, Vânia di Addario. A agenda inclui também o painel “As transformações, evoluções e futuro da cadeia do leite no Brasil”, com participação do economista e professor Thiago Bernardino, referência em economia agrícola no país.

A Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite (Megaleite) é considerada o maior evento da pecuária leiteira da América Latina. A 19ª edição da feira será realizada de 11 a 15 de junho, no Parque da Gameleira. Promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, a exposição conta com o apoio institucional do Sistema Ocemg.

ARTIGOS RELACIONADOS

Bem-estar de bovinos leiteiros é tema de estudo no Brasil

Frente a uma demanda de mercado de alguns laticínios, impulsionada pelo novo olhar dos consumidores sob os produtos lácteos, um forte movimento de promoção do bem-estar animal na cadeia produtiva do leite surge no Brasil, desde meados do ano de 2015. E, junto com ele, a ampliação da adoção das boas práticas de manejo em fazendas leiteiras

Produtor de leite pode ter maior rentabilidade na seca

Pecuaristas que fizeram um bom manejo, principalmente da pastagem, tiveram a oportunidade de se capitalizarem neste inverno

Ciclone destrói estruturas de produtores de leite do Rio Grande do Sul

Gadolando pede por apoio à autoridades para que possam auxiliar as famílias atingidas pelas tempestades

Cultivo com fertilizante sem cloro aumenta em 10% produção de seringueiras em MG

agricultor de Indianópolis, munícipio próximo de Uberlândia, que aumentou em 10% a produção de seringueiras após mudar manejo e utilizar fertilizante verde que é a alternativa para produção de alimentos de forma sustentável. Além disso, a fábrica que produz esse fertilizante também é de Minas Gerais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!