20.6 C
Uberlândia
domingo, junho 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesDia dos namorados em 2024 deve ter aumento em venda de flores

Dia dos namorados em 2024 deve ter aumento em venda de flores

A data representa 8% do comércio anual de flores e plantas ornamentais. As rosas continuam sendo as preferidas e, como em todos os anos, as exportações são necessárias para abastecer do mercado, já que a chegada do Inverno, geralmente, reduz a produção.

Divulgação

O clima, não tão frio e não tão úmido, contribuiu com a colheita das rosas para o Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, permitindo com que alguns produtores registrassem aumento de cerca de 20% no volume, comparada à colheita do ano passado. Aliado às importações, principalmente da Colômbia e do Equador, como já acontece nessa época, o abastecimento de rosas – a flor preferida para a data -, deve garantir a oferta. O Ibraflor – Instituto Brasileiro de Floricultura – está animado e espera um aumento de 4% no volume das vendas, em relação a 2023. No calendário do setor, o Dia dos Namorados representa cerca de 8% das vendas anuais. “O mercado tem deixado as compras para mais perto da data, realizando pedidos de última hora. A grande maioria tem sido cautelosa em relação às compras, considerando as perdas ocorridas no Dia das Mães, quando a produção foi vendida, mas houve perdas no ponto de vendas, causadas por vários motivos, entre eles, a situação econômica do país e aos impactos diretos e indiretos provocados pelas enchentes do Rio Grande do Sul ”, explica Renato Opitz, diretor do Ibraflor.

O presidente da Andraflores – Associação dos Produtores de Flores de Andradas -, Adriano Van Rooyen, explica que, os investimentos seguiram, este ano, na produção das cores vermelha e amarela e em outros cores vibrantes. Com 15 associados instalados no Sul de Minas Gerais e respondendo por cerca de 60% do mercado nacional de rosas, a Andraflores não teme a concorrência das fores importadas. “Pelo contrário, precisamos dessas importações para suprir o mercado, porque o Dia dos Namorados acontece, no Brasil, muito próximo à chegada do Inverno, quando a produção já é, normalmente, reduzida pelas condições climáticas. Para se ter uma ideia, quando esfria, o volume cai pela metade em relação ao Verão, por exemplo”, diz Adriano Van Rooyen.

Oferta de variedades

O mercado floricultor disponibiliza de mais de 3.500 variedades de cerca de 300 espécies de flores e plantas ornamentais, que podem atender aos mais variados gostos. Embora as rosas e orquídeas sejam as mais procuradas pelos enamorados, há muitas opções flores que asseguram lindos buquês, como as alstroemérias, lírios, gérberas, cravinas, crisântemos, antúrios, calêndulas, helicônias, dálias e estrelítzias, entre outras. As flores de vaso, além das orquídeas, como os kalanchoes, cyclamens e os antúrios, que até já trazem o formato de coração, também são bem vendidos nesta data.

ARTIGOS RELACIONADOS

Cresce o número de mulheres na produção de flores e plantas ornamentais 

Criatividade, dedicação e cooperativismo destacam a mão de obra feminina que vem ganhando espaço e protagonismo em várias funções dentro do setor

“Selo Azul” certificará a produção de flores e plantas

Parceria foi firmada entre o Ibraflor e a Embrapa durante a Hortitec.

Flores para plantar em qualquer região no mês de abril

Você sabia que o aroma das flores podem transmitir sensações que causam a felicidade? Além disso, elas também podem ser utilizadas na sua alimentação, seja para finalizar pratos ou enriquecer temperos, desde que sejam próprias para consumo.

Abelhas escolhem flores de melão

Os produtores já haviam observado que as flores do melão são pouco atrativas para as abelhas ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!