26.6 C
Uberlândia
quinta-feira, setembro 19, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesSindiveg apoia fórum sobre adoção e regulamentação de bioinsumos

Sindiveg apoia fórum sobre adoção e regulamentação de bioinsumos

Reconhecidos como ferramentas que impulsionam a produtividade agrícola de forma sustentável, os bioinsumos serão tema de workshop organizado pelo Instituto de Inteligência Regulatória – ITR. Com apoio do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o encontro ocorrerá em Brasília, durante os dias 27 e 28 de junho, no hotel Cullinan Hplus Premium.

A iniciativa tem como objetivo abordar os desafios da adoção e da regulamentação desses produtos, fornecendo uma plataforma para discutir as dificuldades na proteção das inovações e examinar as complexidades regulatórias que acompanham a utilização dos bioinsumos nas cadeias produtivas do agronegócio brasileiro.

“Ao analisarmos o panorama atual da agricultura moderna, os bioinsumos emergem como ferramentas que impulsionam a produtividade agrícola de forma sustentável. No entanto, a adoção e a regulamentação ainda apresentam desafios significativos, o que demanda atenção e colaboração de diversos setores”, explica o gerente de Assuntos Regulatórios do Sindiveg, Fabio Kagi ao destacar a importância do evento.

Bioinsumos: uma discussão ampla

O workshop será dividido em três painéis. O primeiro, denominado “Na fronteira do desenvolvimento tecnológico”, abordará os temas “RNAi na agricultura: avanços recentes e perspectivas futuras”, com o professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Tiago Antônio de Oliveira Mendes, “Microorganismos marinhos como fonte de bioinsumos: potencialidades e desafios”, por Mário Frota Júnior, da Regenera Moléculas do Mar e “CRISPR e agricultura: revolucionando a edição genômica na melhoria de cultivos”, por Gutemberg Delfino de Sousa, da CTNBio.

O segundo painel – “Inovar e proteger” – tratará dos tópicos: “Como proteger as inovações: patenteabilidade, depósito de amostras e enforcement”, por Kene Gallois, da Daniel Law; “Questões relevantes nos contratos de parceria de desenvolvimento à luz da Lei de Inovação”, por Roberto Barbosa de Almeida, da Embrapa; “Garantindo a inovação: procedimentos para depósito de cepas de bioinsumos”, por Marcelo Henrique Aguiar de Freitas, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e “Adequação à legislação de acesso a recursos genéticos”, por Viviane Kunisawa, da Daniel Law.

Por fim, o terceiro painel, “Desafios Regulatórios”, abordará os assuntos: “Avaliação toxicológica de biopesticidas e desafios regulatórios”, por Marina Leal Bicelli de Aguiar, da ANVISA; “Boas práticas de fabricação e garantia de composição mínima em biopesticidas”, por Vanessa Lucas Xavier, da ANVISA; e “A nova legislação dos agrotóxicos e o enquadramento regulatório de biopesticidas”, por José Victor Torres Alves Costa, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

“Será uma oportunidade única para os interessados no tema, uma vez bioinsumos complementam produtos químicos em um manejo cada vez mais integrado, eficiente, racional e ambientalmente seguro”, frisa Kagi.

ARTIGOS RELACIONADOS

Líder mundial na utilização de bioinsumos, Brasil recebe evento ‘Biocontrol & Biostimulants LATAM’

Encontro realizado em conjunto com a CropLife Brasil reunirá especialistas internacionais para debater avanços e tendências em tecnologia e regulamentação de produtos biológicos agrícolas

Tendências do mercado de bioinsumos

O mercado de bioinsumos está em crescimento vigoroso no Brasil e pode compreender diversos produtos

A discussão: tamanho é documento? Parece não ter fim

Na publicação anterior trouxemos uma discussão que já estava sendo feita por diversos grupos de profissionais ligados à cadeia de produção e uso dos produtos microbiológicos, e discutimos que precisamos padronizar a forma como apresentamos a concentração do ingrediente ativo, na bula dos produtos.

MIP e bioinsumos mudam o olhar para o campo

Marcelo Poletti, engenheiro agrônomo, fundador e CEO da Promip, reflete em artigo sobre os avanços quanto aos biológicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

66130 64797