20.3 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesNanotecnologia para a agricultura será destaque no Congresso Andav 2024

Nanotecnologia para a agricultura será destaque no Congresso Andav 2024

Agroquímicos em nanoescala para tecnologias agrícolas sustentáveis e de precisão representam uma nova tendência. O espaço da startup Revella Tech no evento terá lançamentos que podem ser incorporados em fertilizantes, adjuvantes e tratamento de sementes para a nutrição e proteção de culturas em geral

Divulgação

Sustentabilidade, eficiência e produtividade. Essas características têm sido a base da busca de boa parte das empresas do agronegócio para oferecer ao campo inovação em produtos e serviços. Quem visitar o 13º Congresso Andav em São Paulo, de 6 a 8 de agosto, no Transamérica Expo Center, poderá conferir novidades em tecnologias que apresentam potencial significativo de transformar a agricultura e o meio ambiente.

Pela primeira vez no evento, considerado o maior no setor de distribuição de insumos agropecuários, a startup brasileira Revella Tech, especializada em desenvolver nano, micro e bio soluções para o agro, irá apresentar ao público algumas de suas inovações. São produtos à base de bioativos e nutrientes estruturados em tamanho nano, que foram desenvolvidos para serem incorporados principalmente em fertilizantes, adjuvantes e tratamento de sementes para as mais diversas culturas agrícolas.

Gabriel Nunes de Freitas, engenheiro de materiais, co-fundador e diretor geral da Revella, detalha que essa incorporação de ingredientes ativos na escala nano oferece uma oportunidade única para o setor agrícola, visando aumentar resultados das moléculas convencionais do campo, reduzir o uso indiscriminado de pesticidas e fertilizantes, alinhado com melhores práticas de manejo nas lavouras.

Lançamentos

A nova linha Sylos é um dos destaques da startup durante o evento e traz produtos com ativos à base de nanopartículas de cobre e nanopartículas de cobre e zinco. O uso de nanocobre e nanozinco possibilita uma liberação controlada dos ingredientes, aumentando permeabilidade, estabilidade e solubilidade. A principal vantagem está na redução de 66% da dose em comparação ao cobre orgânico complexado, em aplicação associada a fungicidas multissítio.

“Estes são ingredientes que corroboram com a nova tendência global de construir resultados no campo com menos impacto ambiental. Na cultura da soja, temos dezenas de protocolos e na safra 2023/24 conduzimos experimentos com aumento de até 8 sacas por hectare a partir da aplicação de 2 a 5% de nossas tecnologias aliadas a formulações de nossos clientes, isso corresponde a dosagens de cerca de 15ml/ha”, completa o diretor da startup.

Outro ponto técnico importante na tecnologia de nanorevestimento das moléculas da linha Sylos é que esta aprimora a eficiência dos fertilizantes e evita a degradação prematura dos ingredientes ativos em condições adversas. “Isso garante uma liberação regulada com alta eficiência de absorção para o crescimento das culturas, seja através do solo, raiz ou folha”, ressalta Nunes.

Outra novidade da Revella para o Congresso Andav é a sua mais nova molécula de nanoselênio, um ingrediente aditivo inovador que tem a premissa de transformar a nutrição e a proteção das plantas. De acordo com Gabriel, o nanoselênio na agricultura traz benefícios como o aumento de resistência a doenças, tamanho e estrutura de raízes, ganho acentuado na produção de nodulações, melhoria da qualidade da produção vegetal, além de contribuir diretamente no combate ao stress hídrico.

O especialista explica ainda que o selênio é um micronutriente essencial, pois desempenha um papel muito importante na saúde de humanos, animais e microrganismos. Embora vital em pequenas quantidades, possui uma faixa ótima de aplicação. “Portanto, o uso de nanopartículas de selênio (SeNp) apresentam um grande potencial e uma alternativa eficiente para o agronegócio”, define.

“Esta é a nossa primeira participação como exposidtores no Congresso Andav e estamos animados para compartilhar os nossos recentes avanços em nanotecnologia que possibilitam novas ferramentas para a agricultura. Será uma excelente oportunidade de mostrar nossos resultados e apoio à produção rentável e sustentável. Acreditamos que o agro necessita de soluções cada vez mais eficazes do que os agroquímicos convencionais vêm mostrando”, destaca o diretor da Revella.

O evento

A 13ª edição do Congresso Andav tem como tema central a Agroeconomia Brasileira em Primeiro Lugar: Como assegurar o nosso propósito de alimentar o mundo. O objetivo dos organizadores é colocar em foco o papel fundamental do Brasil como um dos principais produtores de alimentos do mundo e os desafios de garantir a sustentabilidade e a eficiência desse setor.

Com quatro pavilhões e mais de 24 mil metros quadrados de exposição, a edição de 2024 traz ainda mais espaço para novas tendências, tecnologias e conexões, com a participação de 250 marcas expositoras e expectativa recorde de 13,5 mil participantes. O Congresso Andav faz parte do calendário oficial de eventos do agronegócio e é uma realização da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), organizado pela Zest Eventos.

ARTIGOS RELACIONADOS

Fórum Abisolo debate os avanços e as inovações na área da tecnologia de nutrição vegetal e projeta os cenários para o agronegócio

Evento será realizado nos dias 5 e 6 de abril, em Campinas/SP Com a participação dos ex-ministros da Agricultura, Roberto Rodrigues e Alysson Paulinelli, será...

AGDATA marca presença no Congresso ANDAV

  O V Congresso ANDAV marcou a estreia da AGDATA, empresa americana de análise de dados para a agroindústria, como expositora no evento. Recentemente, a...

Ubyfol tem a tecnologia certa em nutrição de plantas

A Ubyfol, multinacional brasileira que desenvolve produtos especiais, com macro e micronutrientes para todas as culturas agrícolas, participou pela primeira vez do Congresso ANDAV – Fórum...

Vitasoil – A cafeicultura em pleno equilíbrio

  Vitasoil representa uma nova fase para a agricultura, em especial para a cafeicultura especializada. Em Patrocínio, em 13 área comerciais, foi obtidoum ganho médio...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!