21.6 C
Uberlândia
quarta-feira, janeiro 15, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesSegurança para o tratamento da dor e inflamação em equinos

Segurança para o tratamento da dor e inflamação em equinos

Uso de medicação segura pode ajudar a reduzir a dor em equinos

“Para que um cavalo esteja apto para competir é necessário treiná-lo diariamente. Em decorrência de treinos e provas, os animais estão sujeitos a lesões, as quais levam a respostas inflamatórias. Elas são comuns, mas devem ser tratadas criteriosamente evitando agravar o quadro do animal e afetar o desempenho esportivo. O bem-estar animal deve ser primordial em todos os casos.”, explica o médico-veterinário Kauê Ribeiro, Coordenador de Comunicação Técnica da Vetnil.

Estudos indicam que a prevalência de doenças ortopédicas, como as lesões articulares, é alta em cavalos atletas – cerca de 60% dos animais apresentam claudicações por lesões articulares e 80% dos animais com mais de 15 anos de idade apresentam osteoartrite(MAHMOUD et al. 2021). Esta é uma das principais razões para a aposentadoria precoce. Se demorado, o tratamento pode ser economicamente oneroso. Por outro lado, quanto antes for iniciado mais rápida será a resposta do animal.

“Uma terapia multimodal, que conte com medicamentos seguros e eficazes, é indicada para o tratamento da dor e da inflamação em cavalos. No portfólio da Vetnil, temos o firocoxibe na apresentação em gel, para uso oral e, recentemente, lançamos o Firocoxib Vetnil® Injetável, indicado para uso intravenoso em equinos. O produto é a base de firocoxibe, um anti-inflamatório não esteroidal com atividade seletiva sobre a cicloxigenase 2 (COX-2). É indicado no manejo da dor e inflamação em equinos, em diversas situações, musculoesqueléticas ou viscerais, de caráter agudo ou crônico, independente da categoria ou idade do animal” informa Kauê.

A molécula firocoxibe é a primeira da classe coxibes aprovada para uso em cavalos, sendo muito eficaz no controle de dores articulares e viscerais. O firocoxibe reduz os efeitos adversos comumente observados em decorrência do uso de anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) tradicionais (não seletivos), devido à sua alta seletividade para a COX-2, de 643 vezes maior quando comparada à COX-1 em equinos(FADEL e GIORGI, 2023).

Além do tratamento de inflamações em decorrência de lesões, o produto é indicado no pós-cirúrgico de determinados procedimentos, como orquiectomias e laparotomias e ainda, para a recuperação de injúrias isquêmicas envolvidas no quadro do abdômen agudo, por poupar a COX-1, promovendo uma melhor reparação da barreira intestinal, diminuindo os sinais de endotoxemia e melhorando os resultados clínicos em cavalos com cólica, sendo mais segura que os AINEs tradicionais (ZIEGLER e BLIKSLAGER, 2020).

Estudos demonstram ainda que a molécula firocoxibe é segura para uso em éguas prenhes, uma vez que não alterou a mobilidade embrionária durante a fase de reconhecimento materno fetal(OKADA et al. 2019).  Em potros, a molécula firocoxibe também foi considerada segura. Um estudo avaliando o firocoxibe em múltiplas doses consecutivas no uso intravenoso em potros neonatos, a partir de 36 horas de vida, concluiu que a molécula possui um perfil farmacocinético favorável nesses animais, sendo uma opção viável para o manejo de condições inflamatórias(WILSON et al. 2017).

“A Vetnil é parceira de quem cuida e oferece os melhores produtos para os cavalos. Nosso portfólio de cuidados com a saúde equina é cada vez mais abrangente. No ano em que comemoramos três décadas de história e nos tornamos líder nacional em saúde equina, nada melhor do que oferecer uma nova, moderna e eficaz solução para o controle da dor e inflamação” conclui Kauê.

Firocoxib Vetnil® Injetável: Produto indicado para equinos, na dose de 0,09 mg/kg, o que equivale a aproximadamente 0,5 mL do produto para cada 111 kg de peso. Administração: uma vez ao dia, por via intravenosa, durante 5 a 14 dias. O frasco contém 20ml. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Períodos mais secos favorecem perda do escore de condição corporal em equinos, afirma especialista de Equinos da Vetnil

Idade avançada e problemas de saúde também podem provocar perda de massa nos animais.

Boas práticas na Sanidade dos Equinos

O estresse físico ocasionado pelo deslocamento, provas, alterações no ambiente e até mesmo contato com outros animais pode abalar a imunidade dos equinos atletas e deixá-los susceptíveis à agentes infectocontagiosos comuns ao meio equestre.

Encefalomielite viral mata 85 a cada 100 equinos afetados

Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária, a enfermidade tem taxa de mortalidade equivalente a 85% dos animais acometidos.

Inflamações articulares podem afetar equinos atletas

As inflamações articulares são um desafio para os equinos atletas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!