29.6 C
Uberlândia
quarta-feira, maio 1, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesInflamações articulares podem afetar equinos atletas

Inflamações articulares podem afetar equinos atletas

As inflamações articulares são um desafio para os equinos atletas.

Inflamações articulares representam um grande problema para equinos atletas, tendo em vista a alta exigência e grande impacto que o sistema locomotor destes animais é submetido com a rotina de treinos e provas. A médica veterinária Monique, coordenadora de produtos de grandes animais da Syntec, explica que “as articulações estão sujeitas a uma série de lesões, que podem causar dor, desconforto e perda de performance. É importante manter cuidados constantes com o aparelho locomotor para garantir o bem-estar e rendimento desses animais”.

Tratamento de inflamação articular
Créditos: Divulgação

A articulação dos cavalos é composta por várias estruturas e as principais são: a cartilagem articular, que absorve os impactos, e o líquido sinovial, que lubrifica e nutre as células da cartilagem. “Com o estresse mecânico e repetitivo durante treinos intensos, ocorre o desenvolvimento de um processo inflamatório no local” esclarece a médica-veterinária. 

Os tratamentos instituídos em casos menos graves, envolvem a fisioterapia e o repouso, para que o animal se recupere dos esforços e preserve suas articulações. O tratamento com analgésicos e anti-inflamatórios também é recomendado nos casos em que o animal já apresenta sinais de dor e desconforto.

Para auxiliar no tratamento das inflamações, a Syntec do Brasil oferece o anti-inflamatório Maxitec Injetável, à base de Meloxicam 3%, inibidor seletivo da ciclo-oxigenase. O medicamento bloqueia a biossíntese das prostaglandinas (substância hormonal) e, consequentemente, a liberação dos mediadores responsáveis pelos processos inflamatórios. O portfólio da empresa conta, ainda, com Fenilbutazona, produto não esteroide, com potente atividade analgésica e antipirética – sendo eficaz para estes tipos de inflamações.

ARTIGOS RELACIONADOS

Mercado de equinos movimenta R$ 30 bi ao ano no Brasil

Animais atraem investidores e apaixonados, além de aquecer a economia do país

Boas práticas na Sanidade dos Equinos

O estresse físico ocasionado pelo deslocamento, provas, alterações no ambiente e até mesmo contato com outros animais pode abalar a imunidade dos equinos atletas e deixá-los susceptíveis à agentes infectocontagiosos comuns ao meio equestre.

Períodos mais secos favorecem perda do escore de condição corporal em equinos, afirma especialista de Equinos da Vetnil

Idade avançada e problemas de saúde também podem provocar perda de massa nos animais.

Queratina é vital para saúde dos cascos de equinos

A alimentação balanceada é de extrema importância para o bom funcionamento físico de qualquer ser vivo, pois, além de proporcionar saúde para atividades do...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!