20.8 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesMilho verão é opção rentável para produtor rural nos próximos meses

Milho verão é opção rentável para produtor rural nos próximos meses

O milho verão é uma opção rentável de cultivo para os produtores brasileiros em diversas regiões, sendo cultivado em aproximadamente 5 milhões de hectares. A alta produtividade é referência na cultura e para garantir a rentabilidade, o agricultor precisa enfrentar desafios, como os climáticos e, também, a incidência de pragas na lavoura, com lagartas, percevejos e cigarrinha.

Crédito: Banco de imagens CNA-Senar

Para o plantio do milho verão, que inicia ainda este mês na região Sul e segue até novembro na Bahia, o agricultor precisa implantar boas práticas de manejo, como a adubação, semeadura de híbridos de maior potencial e adoção de tecnologias inovadoras para proteção do potencial produtivo e controle de pragas e doenças. 

O produtor precisa estar atento principalmente à infestação do percevejo barriga-verde (Dichelops melacanthus), pois estima-se que um percevejo por metro quadrado cause uma redução de, aproximadamente, 5,38% na produção de grãos de milho por hectare. O inseto, que se alimenta das plântulas, promove danos físicos, pela introdução e movimentação do estilete, e fisiológicos ao inserir toxinas que geram distúrbios de crescimento na planta. Dependendo da intensidade, a cultura pode apresentar espigas reduzidas e com menor carga ou, ainda, ter o desenvolvimento completamente afetado. 

Outra importante praga que o produtor deve controlar no milho verão é a cigarrinha (Dalbulus maidis). Vetora de doenças como o enfezamento pálido, enfezamento vermelho e a risca do milho ou raiado fino, ela pode ter altas populações em apenas um ciclo da cultura, que dura em torno de 180 dias. “A ponte verde entre o milho verá e o safrinha permite que o ciclo de vida da cigarrinha seja completo, favorecendo o aumento de sua população e, consequentemente, mais incidência de enfezamentos”, diz Fábio Lemos, gerente de culturas e portfólio da FMC. 

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a cigarrinha se alimenta da seiva de uma planta de milho doente e adquire os molicutes, que se multiplicam nos tecidos, infectando as glândulas salivares, durante um período de 3 a 4 semanas, podendo esse tempo, denominado período latente, ser reduzido em condições de temperaturas elevadas. Essas cigarrinhas portadoras de molicutes tornam-se transmissoras e, quando se alimentam de plântulas de milho sadias, transmitem esses patógenos para o floema dessas plantas. 

Dentre as soluções para o manejo dessas pragas, a FMC, empresa de ciências para agricultura, possui o inseticida Premio® Star, que oferece proteção simultânea para as principais pragas do milho, como a cigarrinha, o percevejo barriga-verde e, ainda, a lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) e o pulgão-do-milho (Rhopalosiphum maidis). O produto possui duplo modo de ação, amplo espectro, efeito de choque e residual, menor lavagem pela chuva e otimização operacional, além de uma combinação e proporção exata dos ingredientes, o que confere uma formulação diferenciada com altíssima performance para insetos mastigadores e sugadores. 

O controle das cigarrinhas deve ser realizado na fase inicial de desenvolvimento da cultura. Para isso, o inseticida Talisman®, da FMC, oferece amplo espectro, modo de ação diferenciado e efetivo com dois ativos, maior proteção e, ainda, impulsiona a performance ao combater percevejos em diferentes estágios com controle imediato, ação redobrada e alta eficácia.

ARTIGOS RELACIONADOS

Getap abre inscrições para o Concurso de Produtividade do Milho Verão/2025

Além da premiação de grande campeão nacional, produtores terão nessa edição, a oportunidade de concorrer na categoria destaque regional. Prazo de participação vai até o próximo dia 30 de novembro

Nutrição: Eficiência e produtividade do milho

O milho (Zea mays L.) é a cultura mais produzida no mundo, com produção mundial de 1,1 bilhão de toneladas. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a produção brasileira de milho na safra 2020/21 terá projeção de 106 milhões de toneladas, em uma área de 18,7 milhões de hectares.

Pioneer® avança na liderança de milho verão e safrinha no Brasil

A Pioneer®, marca da Corteva Agriscience, segue líder pelo 14º ano consecutivo no mercado de sementes de milho no Brasil, de acordo com pesquisas realizadas pelas empresas Kleffmann (milho verão) e Spark (milho safrinha), especializadas em estudos para o agronegócio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!