24.6 C
Uberlândia
segunda-feira, abril 21, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesContaminações em áreas rurais impactam saúde animal e lucratividade das propriedades

Contaminações em áreas rurais impactam saúde animal e lucratividade das propriedades

Foto: Adobe Stock

A produção animal enfrenta desafios diários em termos de manutenção da saúde animal e preservação da higiene nos locais de criação. “A realidade de muitas propriedades rurais não é a ideal. Isso expõe os animais a diversos riscos, que podem comprometer a produtividade e a viabilidade econômica”, destaca o médico-veterinário Thales Vechiato, gerente de produtos para grandes animais da Pearson Saúde Animal.

A higienização inadequada das instalações rurais contribui para a proliferação de patógenos e parasitas, que podem levar a surtos de doenças, como brucelose e tuberculose. “Essas ocorrências, além de prejudicarem a saúde dos animais, comprometem a qualidade do leite e da carne e podem acarretar interdições sanitárias que interrompem as atividades comerciais”, informa Vechiato.

Conforme dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as doenças infecciosas e parasitárias estão entre os mais importantes desafios da pecuária em termos de prejuízos econômicos. Em casos graves, podem reduzir em até 40% a produção de leite e carne, afetando diretamente a rentabilidade do negócio. Os custos com tratamentos e manejo emergencial elevam as despesas operacionais, colocando em risco a sustentabilidade das atividades.

“Quando uma fazenda é afetada por doenças, as consequências vão além das perdas imediatas de produção. Há também o risco de perda de animais e interrupção dos negócios, o que pode resultar em impactos econômicos de longo prazo. A falta de medidas preventivas adequadas coloca em risco a saúde dos animais e também a renda das famílias que dependem das atividades agropecuárias. A adoção de estratégias para o controle de doenças é importante para garantir a continuidade das operações e a saúde dos rebanhos”, afirma Thales Vechiato.

Para ajudar nesse manejo, Creolina, da Pearson Saúde Animal, acumula mais de 100 anos de eficácia devido às propriedades bactericidas e fungicidas. Sua aplicação em pisos, instalações e equipamentos nas propriedades comprovadamente reduz a carga de patógenos no ambiente, oferecendo maior segurança sanitária e prevenindo prejuízos associados a surtos de doenças. “Creolina é um desinfetante muito confiável, que passa de geração para geração com os mesmos resultados”, assinala o médico-veterinário.

ARTIGOS RELACIONADOS

Trigo se torna uma opção vantajosa nas propriedades pecuárias

Cada vez mais o trigo se consolida nas propriedades pecuárias pelo seu leque de vantagens para a ...

Mastite pode dar prejuízo de até 1000 reais por vaca aos produtores de leite

O mais importante problema sanitário da pecuária de leite, a mastite, pesa muito no bolso dos produtores. Segundo dados da Embrapa, a enfermidade pode representar custos de até R$ 1.000,00 por vaca.

Agricultura é a nova aliada dos criadores em Mato Grosso

Produção de grãos ganha espaço nas fazendas especializadas em pecuária, trazendo ganhos expressivos em termos de produtividade, sustentabilidade e rentabilidade. Evento em Pontes e Lacerda vai mostrar os resultados na prática

Leite de cabra possui 12% menos lactose do que o leite de vaca

Diferença de proteínas faz com que o alimento possa ser consumido por pessoas com APLV.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!