28.6 C
Uberlândia
quarta-feira, setembro 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesPesquisadores da EPAMIG ministram capacitação sobre uva e vinho

Pesquisadores da EPAMIG ministram capacitação sobre uva e vinho

A equipe do Campo Experimental de Caldas da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) conduziu, nos dias 27 e 28 de agosto, palestras e atividades de teóricas e práticas em vitivinicultura para a capacitação de 25 extensionistas de diferentes regionais da Emater-MG.

“Recebemos a solicitação do coordenador técnico estadual de Fruticultura da Emater-MG, Deny Sanábio, durante um evento em São Gonçalo do Sapucaí. Após o acerto entre as partes, começamos a elaborar a programação agregando informações sobre a produção de uvas finas, de mesa e para a elaboração de sucos. E prevendo a utilização de toda a infraestrutura e a colaboração de todos os profissionais do Campo Experimental”, explica o pesquisador da EPAMIG Francisco Mickael Câmara.

Na terça-feira, 27, os pesquisadores Francisco Câmara e Cláudia Souza apresentaram os temas “Aspectos Técnicos para a Implantação de Vinhedos”, “Nutrição, Correção de Solo e Adubação” e “Controle Fitossanitário dos Vinhedos”. No dia 28, os pesquisadores abordaram o “Manejo do Vinhedo – Poda, Desbrota, Desfolha, Raleio etc.”, teoria e prática.

Ainda na quarta-feira, a pesquisadora Renata Vieira da Mota, coordenadora do Programa Estadual de Pesquisa em Vitivinicultura da EPAMIG falou sobre o “Colheita, pós-colheita e maturação das uvas”. A programação na EPAMIG foi encerrada com visita à vinícola, conduzida pelo enólogo Filipe Casseli, e painel de degustação de vinhos com a enóloga Angélica Bender.

“Realizamos uma pequena confraternização, na qual pudemos saber das impressões dos participantes. Os retornos foram bastante positivos, com elogios à estrutura e ao método de abordagem dos conteúdos”, conta Francisco Câmara, que destaca a importância da capacitação e da transferência de informações práticas aos extensionistas. “Esses técnicos têm contato direto com os produtores, em especial com os pequenos, que não têm como contratar consultores. É de nosso interesse que os extensionistas auxiliem na difusão do conhecimento e contribuam para expandir a vitivinicultura, das videiras finas, de mesa e para suco, em diferentes regiões de Minas Gerais”.

Fomento à atividade

A EPAMIG mantém, em parceria com as prefeituras municipais de Caldas, Andradas e Santa Rita de Caldas, no Sul de Minas, a Emater- MG e o Senar, um projeto com o objetivo de conhecer, resgatar e fortalecer a vitivinicultura de mesa na região, além de estimular o cultivo e o processamento de uvas de mesa entre os agricultores familiares.

Na produção de uvas finas, a Empresa é a responsável pela validação e difusão da tecnologia de dupla poda da videira que tem garantido a produção de vinhos finos de inverno de alta qualidade em diferentes locais do Sudeste e Centro Oeste do Brasil. Também produz mudas de uvas finas e de mesa e oferece o serviço de vinificação para produtores previamente cadastrados e incubados. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Pesquisadores da EPAMIG se reúnem com produtores de queijos artesanais

Projeto sobre monitoramento da qualidade e agregação de valor à produção foi o tema do encontro.

EPAMIG divulga novidades da programação da Expocafé 2023

Espaços Produtor Inovador e Aromas e Sabores terão atividades inéditas durante a edição deste ano.

Cálcio e a uva: a importância na produção e pós-colheita

Artigo da Campo & Negócios detalha a ação do cálcio nas uvas e dá dicas para os produtores.

Cresce a produção de uva para vinhos finos em Minas Gerais

Clima e técnicas adequadas favorecem a fabricação de vinhos no inverno

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

66130 64797