21.6 C
Uberlândia
quarta-feira, fevereiro 21, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosCálcio e a uva: a importância na produção e pós-colheita

Cálcio e a uva: a importância na produção e pós-colheita

Ângela Patricia Macedo Bastos
Engenheira agrícola e consultora em Viticultura

Crédito: Aldemir Rodrigues  

Um dos fatores que interfere nos aspectos quanti e qualitativos em vinhedos é a nutrição mineral, sendo que o Ca2+ é um nutriente requerido em quantidade relativamente grande pela videira. O Ca é imóvel na planta, motivo pelo qual os sintomas de carência manifestam-se, primeiramente, nas folhas dos ponteiros ou nas mais novas.

O cálcio participa da constituição das membranas celulares, sendo considerado um elemento de qualidade. Os principais sintomas de carência de cálcio são assim caracterizados: redução do crescimento das plantas; presença de folhas novas com clorose marginal e internerval, que chegam a necrosar totalmente, enrolamento das margens das folhas novas para baixo; paralisação ou morte dos ponteiros, baixo crescimento das raízes da videira, dessecação de engaço e bagas aquosas.

Pesquisas

Ao avaliar a extração total de nutrientes pelos vinhedos de ‘Cabernet Sauvignon’ (Vitis vinífera L.) na região da Serra Gaúcha, Giovannini et al. (2001) destacam que o Ca foi o terceiro nutriente mais extraído pela videira, com média de 63,46 kg/ha-1. Os autores concluíram que a ordem decrescente de extração total de nutrientes pode ser descrita da seguinte forma: K>N>Ca>Mg>P>S>Cu>Mn>Fe>Zn>B.

O cálcio é o nutriente mais frequentemente associado com a qualidade dos frutos em geral e constitui a parede celular (elemento estrutural) formando um importante componente – pectato de cálcio, sendo imprescindível para o crescimento apical, tanto das raízes como da parte aérea.

Participa da estrutura da membrana celular, favorecendo a permeabilidade das células; forma oxalato de cálcio, neutralizando o ácido oxálico (Silva 2018), que é tóxico para a videira. É certo que sérias perdas econômicas ocorrem anualmente em órgãos como frutos e hortaliças, devido a desordens fisiológicas e podridões causadas pelo teor inadequado de cálcio em seus tecidos.

O cálcio também tem efeito direto na regulação dos sistemas enzimáticos, atividades fitohormonais e absorção de nutrientes. A qualidade pós-colheita está especificamente determinada pelo cálcio.

LEIA TAMBÉM:

Ação na planta

O padrão de distribuição do Ca2+ na planta se dá em favor da parte vegetativa, pois o mesmo é transportado quase que exclusivamente pelo xilema, sendo conduzido principalmente pelo fluxo da transpiração.

De acordo com Ho et al. (1987), menos de 15% da água para enchimento do fruto é proveniente do xilema e, desta forma, o aporte de Ca2+ para o fruto é muito pequeno. Cerca de 40% da absorção de cálcio é para o desenvolvimento de folhas e ramos e ocorre entre a brotação e floração e mais 30% de floração até o amolecimento. Sendo assim, 70% da absorção desse nutriente se dá nesse período de brotação até o amolecimento.

Importância do cálcio

É muito importante manter níveis suficientes de cálcio na pele da uva, aplicando o nutriente durante todo o desenvolvimento do fruto. Em estágios mais avançados (após o amolecimento), é importante seguir com aplicações foliares até a pré-colheita, sendo que essas aplicações durante a maturação do fruto são importantes para melhorar a resistência da pele, visando reduzir, por exemplo, a desidratação da fruta na pós-colheita, podridões e degrane, melhorando assim seu shelf life.

Para as frutíferas

Crédito: Jubilino Neto

A aplicação de Ca2+ em pré-colheita de maçãs aumentou o teor de hemicelulose, pectinas totais e Ca2+ na polpa, diminuindo a velocidade da hidrólise da parede celular, causada pelas enzimas β-D-galactosidase, poligalacturonases e pectilmetilesterases.

Desse modo, por preservar a integridade da parede celular, vários trabalhos demonstram que o Ca2+ auxilia na redução da perda de qualidade pós-colheita de frutos. Danner et al. (2009) observaram que a aplicação de diferentes fontes de cálcio no solo promoveu a redução da perda de peso, do degrane e da incidência de podridões dos frutos de uva ‘Vênus’ (Vitis labrusca x V. vinífera) em pós-colheita.

Choudhury et al. (1999) relatam efeito benéfico do cálcio na fase de pós-colheita em uva ´Itália’ em relação à desidratação dos frutos e à ocorrência de podridão pós colheita. Aos 56 dias de armazenamento da uva em câmara fria, o tratamento que continha 65% de nitrogênio, na forma de nitrato de Ca, apresentou redução de 14,71% no grau de secamento do engaço e murchamento de baga e 34% na ocorrência de podridão.

Qualidade do fruto

Em se tratando de pegamento de fruto, o cálcio também é fundamental, pois o mesmo atua na formação do tubo polínico. Assim, seu uso na fase de floração reduz o aborto excessivo, principalmente em variedades de uva mais vigorosas.

Sendo assim, para se atingir um bom padrão de qualidade de fruto é imprescindível um bom aporte de cálcio para videira.

ARTIGOS RELACIONADOS

Bicudo do algodoeiro tem tratamento

O bicudo causa sérios prejuízos à cultura do algodoeiro, sendo os principais danos nos botões florais e maçãs, onde os insetos adultos fazem orifícios...

Safra 2016/17 da soja tem aumento na produção em Bom Jesus (PI)

Números cresceram bastante em relação à safra anterior; clima foi fator determinante para o resultado positivo   São Paulo, outubro de 2017 " Os produtores de...

Linha Da Colheita propõe soluções para plantio, conservação e exposição de FLVs

A Hortitec sempre é uma excelente oportunidade para a Termotécnica apresentar suas novidades ao setor de agronegócio. Isso porque a feira consegue reunir um...

Aplicação de fósforo a lanço aumenta a eficiência do plantio de feijão

Nilton Gomes Jaime Engenheiro agrônomo, mestre e consultor-proprietário da Cerrado Consultoria Agronômica ngjconsultor@yahoo.com.br O Brasil é o maior produtor mundial de feijão (Phaeseolusvulgaris L.), com produção média...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!