22.6 C
Uberlândia
quinta-feira, dezembro 26, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioMercadoPeríodo de frutificação do café requer manejo nutricional e fitossanitário

Período de frutificação do café requer manejo nutricional e fitossanitário

 

Fornecimento de nutrientes minimiza efeitos causados por estresses ambientais como o excesso de chuvas

Café frutificaçãoOs resultados de qualidade e produtividade do café dependem de um conjunto de fatores. Entre eles, está o desenvolvimento da planta durante a frutificação, fase em que a cultura se torna mais sensível a estresses biológicos. Para garantir uma boa colheita este ano, os produtores devem estar atentos aos cuidados exigidos no primeiro trimestre, como salienta o engenheiro agrônomo Marcos Revoredo, gerente técnico de hortifruti da Alltech Crop Science.

“As plantas de café arábica, por exemplo, demoram em média dois anos para completar o ciclo de frutificação. Nesse tempo, ocorre a granação, que é a formação do grão, agora em janeiro, fevereiro e março. Mas também se formam as gemas foliares, que vão influenciar na próxima floração, crescimento, granação e maturação do grão. Então, a granação que está acontecendo nos frutos agora é reflexo do tratamento feito anteriormente, desde o ano passado“, explica.

Segundo Revoredo, condições adversas como variações de temperatura, deficiências nutricionais e excesso de umidade do solo prejudicam a formação final dos grãos. “A capacidade produtiva da planta pode ser afetada por questões como a absorção de nutrientes ou doenças na parte aérea. O estresse biológico provocado por patógenos pode causar o aumento na porcentagem de grãos chochos, o que prejudica a produtividade e qualidade. Por isso, a aplicação de aminoácidos estimula a capacidade da planta de se aproximar do seu potencial produtivo“, afirma.

Para minimizar esses efeitos, o engenheiro agrônomo destaca a importância da complementação dos cultivos com nutrientes como potássio e elemento Cobre. “O potássio está envolvido no processo de translocação de assimilados, o enchimento dos frutos. Já o manejo de Cobre reduz a incidência de doenças bacterianas, que têm ocorrido principalmente em Minas Gerais e São Paulo, devido ao excesso de chuvas enfrentado esse ano em decorrência do El Niño“, observa Revoredo.

No Estado mineiro, os benefícios do manejo nutricional e fitossanitário têm sido comprovados pelo consultor de café Cledson Morais, que atua na região Sul de Minas, São Paulo e Cerrado. “O fornecimento de potássio e Cobre é de extrema importância. Uma das vantagens que temos constatado é a proteção contra doenças. E outra é o enchimento de grãos, porque uma condição de grãos mais densos garante um preço superior de mercado“, ressalta.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Podridão parda – O perigo ronda o pessegueiro

  José Luis da Silva Nunes Engenheiro agrônomo, doutor em Fitotecnia, grupo técnico do BADESUL, Agência de fomento do Estado do Rio Grande do Sul silva.nunes@ufrgs.br   O pessegueiro...

Proibição do paraquate aumentaria custo de produção em 129%

Para a CNA, defensivo agrícola paraquate tem de ser reavaliado cientificamente, pois até os Estados Unidos mantêm seu uso   De acordo com dados apresentados pela...

Jambu – Hortaliça amazônica atrai por seus benefícios

O jambu (Spilanthes oleracea L.), é uma hortaliça não convencional bastante utilizada na culinária da região norte do País, estando presente em comidas típicas da região, como por exemplo o “tacacá” e o “pato no tucupi”. Suas folhas e flores apresentam uma característica peculiar - quando consumidas causam a sensação de formigamento na boca.

Extratos vegetais – Arma eficiente contra pragas

Carlos Antonio dos Santos Engenheiro agrônomo e doutorando em Fitotecnia - UFRRJ carlosantoniods@ufrrj.br Caio Soares Diniz Graduando em Agronomia - UFRRJ caiosoaresdiniz@gmail.com Margarida Goréte Ferreira do Carmo Engenheira agrônoma, doutora em...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!