A Yoorin, empresa tradicional com mais de 60 anos de mercado, marcou presença no 48º Congresso de Pesquisas Cafeeiras, destacando suas soluções inovadoras para o manejo sustentável da cultura do café.
Durante o evento, a empresa apresentou seu portfólio de produtos, como foco especial no Yoorin, linha que inclui o conhecido termofosfato, além de outras tecnologias externas para atender às necessidades nutricionais da cafeicultura.
O engenheiro agrônomo Mateus Martini Sargentin, do departamento técnico da Yoorin, ressaltou que o evento é uma oportunidade valiosa para estreitar o relacionamento com produtores, consultores e usuários de suas soluções. “É fundamental termos esse contato direto com o campo, trazendo as tecnologias da empresa e compartilhando as inovações que estamos desenvolvendo, sempre com foco na sustentabilidade”, reforçou.
Eficiência e sustentabilidade
O carro-chefe da Yoorin Fertilizantes e Termofosfato Yoorin, foi um dos destaques apresentados no congresso. Esse produto, consolidado no mercado há seis décadas, continua sendo amplamente utilizado pelos cafeicultores devido à sua alta eficiência e liberação gradual de nutrientes. Além disso, a empresa destacou dois produtos essenciais para a melhoria do café: o Yoorin Master e o Yoorin BMag.
“O Yoorin Master é muito utilizado no plantio de café e é amplamente conhecido entre os produtores, enquanto o Yoorin BMag é indicado para a manutenção do café, sendo uma fonte rica em magnésio e boro. Esses nutrientes estão liberados de forma gradual, o que proporciona uma nutrição equilibrada para as plantas durante o ciclo produtivo”, explica Mateus.
Essa liberação gradual dos nutrientes é um diferencial importante, pois atende às necessidades das culturas ao longo do tempo, sem prejudicar a biologia do solo, mostrando um desenvolvimento mais sustentável e eficiente dos cultivos. Segundo Mateus, a utilização dessas tecnologias tem impacto direto na qualidade do café e contribui para as produtividades.
Inovações constantes e soluções sustentáveis
Além dos produtos tradicionais, a Yoorin também levou para o congresso sua linha de potássio, com destaque para o Ekosil e os produtos extrativos das raízes projetados para a região Curimbaba em Poços de Caldas.
O Ekosil combina potássio e silício gradualmente com a liberação dos nutrientes, tornando-se uma alternativa que agrega valor ao café. Outro produto destacado é o Ekosil com uma fórmula mais altamente carga, criando um booster que destrói partículas do café, especialmente nessas fases críticas de produção. Ele incorpora nutrientes de forma livre, promovendo a liberação gradual, tornando-se ideal para a manutenção das sementes. O Ekosil também consegue fornecer diversos nutrientes, K, além do potássio, oferecendo para o café uma produto alternativo em benefício para o café”, afirmou Mateus.
Conexão com o produtor e pesquisas de campo
As empresas também aproveitaram o evento para discutir as pesquisas realizadas, demonstrando os resultados práticos obtidos no campo.
Isso reforça o compromisso da Yoorin com o desenvolvimento e tecnologia em demanda do setor, promovendo produtividade e, sem deixar de lado a responsabilidade ambiental.