23.6 C
Uberlândia
quarta-feira, janeiro 15, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioAnimaisCarne mais cara: valorização no setor da pecuária deve se manter em...

Carne mais cara: valorização no setor da pecuária deve se manter em 2025

Divulgação

O ano começa com um cenário promissor para a pecuária bovina no Brasil. Após a alta de 20,8% nos preços da carne em 2024 – a maior dos últimos cinco anos –, o setor vive um momento de valorização que beneficia pecuaristas de diferentes portes. Esse ambiente, impulsionado pela alta demanda interna e pelas exportações recordes, reforça a importância de estratégias que combinem eficiência produtiva e sustentabilidade para consolidar os ganhos no longo prazo.

Jaqueline Casale Pizzolato, diretora comercial da Casale, destaca como o mercado aquecido abre novas oportunidades para os produtores. “A valorização da carne bovina cria condições favoráveis para que pequenos, médios e grandes pecuaristas invistam em tecnologias que potencializem a rentabilidade. Esse é o momento de usar ferramentas modernas para otimizar custos, melhorar a qualidade do rebanho e se preparar para atender tanto o mercado interno quanto às exigências do mercado internacional.”

A redução na oferta de animais no campo, resultado da inversão do ciclo pecuário, foi um dos fatores que contribuíram para a valorização da carne em 2024. Após dois anos de abates elevados, a retenção de fêmeas para reprodução começou a reverter o cenário, trazendo uma nova dinâmica ao mercado.

Paralelamente, o Brasil exportou 2,8 milhões de toneladas de carne bovina em 2024, novo recorde anual de volume de exportação, com um aumento de 25% em relação ao ano anterior, se mantendo como maior player global. Esse cenário beneficia especialmente grandes produtores, que conseguem aproveitar as oportunidades do mercado externo, e também estimula pequenos e médios pecuaristas a aprimorarem seus processos para atender às demandas internas.

Tecnologia e produtividade

A valorização do mercado também cria um ambiente propício para a adoção de inovações tecnológicas. Equipamentos que otimizam o manejo reprodutivo, reduzem desperdícios e melhoram a nutrição do rebanho se tornam aliados importantes para todos os perfis de produtores.

“A alta nos preços estimula os pecuaristas a repensarem suas estratégias. Pequenos e médios produtores podem se beneficiar de tecnologias acessíveis que aumentam a eficiência sem comprometer o orçamento, enquanto os grandes produtores encontram a oportunidade de escalar suas operações com foco em sustentabilidade e rastreabilidade, atendendo às exigências do mercado global,” reforça Jaqueline.

O cenário para 2025 indica que os preços da carne bovina devem permanecer em alta, reforçando a atratividade do setor. “Mesmo que, em alguns aspectos, a valorização da pecuária seja um movimento cíclico, é muito valioso para o produtor. É uma oportunidade de se reposicionar em termos de competitividade e inovação, garantindo que o Brasil continue com uma presença forte no setor,” conclui Jaqueline.

ARTIGOS RELACIONADOS

Melhoramento genético promove qualidade da carne do produtor ao consumidor

Com o mercado da carne aquecido, a produção na ponta também busca garantir a qualidade do produto que chega ao consumidor final.

Moscas causam perdas de até 40kg do peso dos bovinos

É momento de preocupação para produtores com verão chuvoso.

A importância do fornecimento de uma boa ração inicial

A forma como as bezerras são criadas afeta diretamente o desempenho das vacas quando adultas.

Sinergia no campo: integração Lavoura-Pecuária pela sustentabilidade na pecuária brasileira

Durante a primeira semana de visitas, a expedição Confina Brasil visitou diversos confinamentos do estado de São Paulo revelando não apenas a realidade da atividade, mas também destacando os resultados positivos da Integração Lavoura-Pecuária nestas propriedades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!