A John Deere, empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal, acaba de anunciar o início da comercialização do JDLink™ Boost no Brasil, solução de conectividade via satélite criada para superar os desafios de acesso em áreas rurais. O JDLink™ Boost utiliza a rede Starlink, da SpaceX, permitindo o monitoramento contínuo das máquinas, de qualquer lugar e a qualquer hora. Essa tecnologia reforça o compromisso da empresa em oferecer inovações ao mercado brasileiro, contribuindo para a eficiência, sustentabilidade e produtividade no campo.
A solução conecta máquinas novas e existentes por meio de Internet via satélite e terminais robustos. Com o JDLink™ Boost, os produtores podem transmitir dados em tempo real entre suas máquinas – mesmo em regiões com cobertura celular inexistente ou instável – e o John Deere Operations Center™, plataforma digital gratuita desenvolvida pela John Deere para auxiliar os clientes a monitorar remotamente a qualidade do serviço e analisar e receber insights de dados.
A solução viabiliza:
- Monitoramento em tempo real: o cliente sabe exatamente se a máquina está operando, em deslocamento ou ociosa, identificando e corrigindo problemas de forma rápida.
- Qualidade e precisão no campo: acompanhamento remoto e envio de planos e prescrições diretamente às máquinas, evitando sobreposições e falhas.
- Suporte conectado: ferramentas como Service Advisor Remoto, Expert Alerts™ e acesso remoto ao monitor podem ser utilizadas para diagnósticos e atualizações sem a necessidade de visitas técnicas presenciais.
- Colaboração aprimorada: uma rede Wi-Fi secundária integrada permite que dispositivos móveis e tablets sejam conectados, melhorando a comunicação entre equipes no campo.
O JDLink™ Boost foi projetado para operar de maneira simples e eficiente. O modem coleta dados das máquinas, incluindo informações operacionais e agronômicas, que são enviados via wi-fi para um terminal satelital. Em seguida, o terminal transmite essas informações para a nuvem utilizando a rede de satélites Starlink. Os dados ficam disponíveis no John Deere Operations Center, onde o agricultor pode acessá-los e tomar decisões em tempo real. Quando mensagens precisam ser enviadas para as máquinas, o processo ocorre de forma inversa, garantindo uma conectividade contínua e operações sem interrupções.
“Com o JDLink™ Boost, os produtores brasileiros poderão aproveitar ao máximo as tecnologias de agricultura de precisão, mesmo em regiões remotas. Essa solução será oferecida por meio de um modelo de negócios extremamente competitivo, a fim de democratizar efetivamente o acesso à conectividade no campo. A solução contribuirá na jornada dos nossos clientes para serem mais produtivos, rentáveis e sustentáveis, ao mesmo tempo em que continuam comprometidos com a segurança alimentar em suas comunidades e no cenário global”, afirma Cristiano Correia, vice-presidente de Sistemas de Produção da John Deere para a América Latina.
Para operar o JDLink™ Boost, é necessário um modem JDLink™ (MTG 4G, R ou M), disponível para instalação em máquinas de gerações anteriores. Os concessionários John Deere estão prontos para realizar a instalação e oferecer suporte técnico.