26.6 C
Uberlândia
segunda-feira, novembro 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiAminoácido otimiza enraizamento do tomateiro

Aminoácido otimiza enraizamento do tomateiro

Glaucio da Cruz Genuncio

glauciogenuncio@gmail.com

Elisamara Caldeira do Nascimento

Talita deSantana Matos

Doutores em Agronomia

 

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

Os aminoácidos caracterizam-se por apresentarem interação com a nutrição das plantas cultivadas, aumentando a eficiência na absorção, transporte e assimilação dos nutrientes. Assim, o uso de aminoácidos em culturas como o tomateiro, que possuem alta demanda de nutrientes em seus diversos estádios de desenvolvimento (por exemplo, relações crescentes entre K/N e K/Ca), torna-se uma técnica que pode potencializar tanto a qualidade de fruto quanto a produção e produtividade.

Na nutrição da cultura e, em específico, a aplicação de aminoácidos favorece a quelatização de minerais, a qual potencializa a absorção de nutrientes catiônicos tanto via foliar quanto via solução nutritiva. Por outro lado, por gerarem moléculas sem cargas e protegidas, sua dinâmica no solo em função do pH torna-se mais eficaz e com menores perdas destes nutrientes.

Assim, a aplicação de aminoácidos via fertirrigação vem se destacando no cenário da produção com elevada produtividade (acima de 120 t/ha) para o cultivo de tomateiro.

Ação no enraizamento

Os aminoácidos são moléculas de características estruturais em comum que, dentro das principais hipóteses, apresentam como principais funções a síntese de proteínas, compostos intermediários dos hormônios vegetais endógenos (auxina e citocinina), efeitos quelantes em nutrientes e outros agroquímicos, maior resistência ao estresse hídrico, a altas temperaturas e ao ataque de doenças e pragas.

São enquadrados por alguns pesquisadores como antiestressantes, compostos capazes de agir em processos morfofisiológicos do vegetal como precursores de hormônios endógenos ou como ativadores de enzimas e da disponibilização de compostos capazes de promover tolerância ao estresse.

Assim, sua contribuição específica é a geração de precursores de hormônios responsáveis pelo enraizamento, como a auxina. Eles podem ser considerados, em alguns casos, como compostos que induzem a regulação do crescimento radicular. Um bom exemplo seria o triptofano, que é um composto precursor da auxina.

Quando aplicar

De modo geral, a aplicação deve preconizar a fase vegetativa do tomate.Assim, a aplicação deve ser concentrada até os 75 dias após o plantio. Porém, aplicações posteriores podem ser adequadas pela formação de quelatos, principalmente os oriundos de microelementos catiônicos (Cu, Fe, Mn e Zn), por exemplo.

Cabe ressaltar que os quelatos se caracterizam por serem estáveis, sendo assimiláveis e compatíveis com a maioria dos cátions metálicos (íons metálicos de carga positiva), sendo utilizado como agente quelatizante para os íons de Zn, Mn, Fe, Cu, assim como para Ca, Mg, K.

O aminoácido melhora a produtividade e qualidade de fruto - Crédito Ana Maria Diniz
O aminoácido melhora a produtividade e qualidade de fruto – Crédito Ana Maria Diniz

Dosagem

A dosagem é bastante variável, pois está em função da concentração do aminoácido no produto e da ação que se pretende obter. Via fertirrigação, a média é de 02 a 03 L/ha. Via foliar, pode variar de 100 a 300 ml/100L, por aplicação.

Um fator importante a ser controlado é o pH da solução nutritiva/calda de aplicação via fertirrigação, em função da manutenção da estabilidade dos aminoácidos. A calda deve ter um pH entre 5,0 a 5,5.

Custo

O custo pode variar de R$ 150,00 a R$ 400,00 por hectare, via fertirrigação, com alto custo-benefício, uma vez que é comprovado um significativo aumento da eficiência no manejo nutricional para a cultura do tomateiro, o que garante ao produtor respostas produtivas acima da média brasileira.

Essa matéria você encontra na edição de janeiro 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Os híbridos de cenoura mais indicados para a época

Autores Soraya Freitas Silva Engenheira agrônoma, pós-graduanda em Bioenergia e Grãos – IF Goiano, Campus Rio Verde soraya_freitas-agro@hotmail.com Leandro Campos Oliveira Biólogo, mestre...

Algas proporcionam morangos mais saborosos

As algas marinhas melhoram o crescimento radicular, aumentam a produção de flores, a frutificação e a indução de resistência a pragas e doenças, além de estimular as respostas às condições de estresse, principalmente o hídrico.

Tomatec – Produção ecológica e lucrativa

  José Ronaldo de Macedo jose.ronaldo@embrapa.br Cláudio Lucas Capeche Adoildo da Silva Melo Pesquisadores da Embrapa Solos   O desenvolvimento do sistema de produção do Tomate Ecologicamente Cultivado (Tomatec®)...

Caracterização e comprovação da eficiência dos agroquímicos

Paulo R. C. Castro Engenheiro agrônomo e professor titular da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz“ da Universidade de São Paulo prcastro@usp.br   Na atualidade verificamos, principalmente...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!