21.3 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiColheita e pós-colheita da banana

Colheita e pós-colheita da banana

 Equipe Embrapa Mandioca e Fruticultura

Crédito Embrapa
Crédito Embrapa

Para as cultivares Prata e Maçã, recomenda-se a colheita quando do desaparecimento das quinas ou angulosidades da superfície dos frutos. No caso da cultivar Terra, este critério não é utilizado, pois as quinas permanecem até a maturação do fruto.

Assim, recomenda-se a colheita quando os frutos do meio do cacho apresentarem diâmetro máximo. Outro critério é cortar longitudinalmente um dedo da primeira penca. Se a coloração da penca estiver rósea, o cacho pode ser colhido.

Um critério que pode ser usado para todos os grupos é a idade do cacho a partir da emissão do coração. Nesta ocasião, marca-se a planta com fita plástica, usando-se diferentes cores para as várias datas de emissão.

Quando da colheita, a qual pode variar de 100 a 120 dias após a emissão do coração, um gerente de campo, de posse da planilha de controle, orienta os operários para a colheita do cacho das plantas marcadas com uma determinada cor da fita.

Como colher

Nas cultivares de porte médio-alto (Nanicão) e alto (Prata, Pacovan, Terra), a colheita deve ser efetuada por dois operários. Enquanto um corta parcialmente o pseudocaule à meia altura entre o solo e o cacho, o outro evita que o cacho atinja o solo, segurando-o pela ráquis ou aparando-o sobre o ombro.

O primeiro operário corta então o engaço e o cacho é transportado até o carreador ou cabo aéreo, sobre travesseiro de espuma, colocado no ombro do segundo operário. Nas cultivares de porte baixo a médio (Figo Anão, Prata Anã, D’Angola), a colheita pode ser feita por apenas um operário.

Manejo pós-colheita

O transporte dos cachos para o local de despencamento e embalagem deverá ser feito pelos carreadores. Deve-se colocar folhas de bananeira na base e nas laterais dos compartimentos mecanizados ou não, utilizados no transporte, para evitar escoriações nos frutos.

Essa matéria você encontra na edição de fevereiro 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

R$ 100 milhões são investidos no Brasil para solução em soja

Syngenta investe R$ 100 milhões para produzir no Brasil solução inovadora para a soja Unidade de Paulínia (SP) será a primeira do país a fabricar...

Alcachofra – Alta rentabilidade e mercado garantido

De alto valor agregado e dona de um sabor inestimável, a alcachofra tem conquistado um mercado disposto a pegar mais por seu valor nutracêutico...

Como produzir muda de beterraba na fazenda

Marçal Henrique Amici Jorge Pesquisador da área de Produção de Mudas da Embrapa Hortaliças (Brasília/DF)   Para se produzir mudas de beterraba com qualidade satisfatória devemos fornecer...

Floral Atlanta – Uma empresa genuinamente brasileira

A Floral Atlanta está há 14 anos presente na Hortitec. “Neste evento nosso foco é marcar presença e consolidar a marca junto ao mercado,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!