20.8 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiCondução acertada das videiras pode ser o diferencial

Condução acertada das videiras pode ser o diferencial

Murilo Albuquerque

Pesquisador da Epamig

murillo@epamigcaldas.gov.br

Foto 01- Crédito ShutterstockPor ser trepadeira, a cultura das videiras precisa de suporte para a sustentação dos ramos. A latada ou pérgola é formada por malhas suspensas a cerca de dois metros do chão. As plantas são, assim, conduzidas na horizontal, o que permite um melhor desenvolvimento e maior produção. O sistema mais utilizado para produção de uvas para vinhos finos é a espaldeira.

Erros

A escolha correta do sistema de condução das videiras deve levar em conta vários fatores, que vão desde a declividade e exposição do solo, intercepção dos raios solares, mecanização do vinhedo, destino da produção, entre outros.

O sistema de condução ideal deve permitir a máxima intercepção dos raios solares de forma a favorecer a atividade fotossintética das folhas e o consequente acúmulo de açúcar das uvas. Ao mesmo tempo, deve permitir fácil mecanização, além de aeração que permita a manutenção de um microclima pouco favorável ao desenvolvimento de doenças fúngicas.

É comum encontrar erros básicos de concepção em vinhedos, seja pela adoção de espaldeiras muito baixas, com pouca intercepção dos raios solares; latadas muito sombreadas, instaladas em regiões chuvosas e com alta incidência de doenças, assim como espaldeiras em vinhedos destinados à produção de uvas de mesa em regiões muito quentes, em que o excesso de sol nos cachos pode causar escaldadura das uvas e consequente redução de seu valor comercial.

Condução das videiras

Cada região deve escolher o sistema de condução mais adequado ao clima e ao destino da produção. Nas regiões quentes do semiárido nordestino a latada é o melhor sistema, pois permite produtividade aliada à proteção contra a incidência solar direta nas bagas.

Nas regiões chuvosas do Sudeste e Sul, as uvas finas devem ser preferencialmente cultivadas em espaldeiras, que permitam melhor aeração e exposição dos cachos, além de menor produtividade, o que irá favorecer a qualidade final do vinho. Uvas comuns para suco de uva e mesa na região sul são preferencialmente produzidas em latadas, que permitem altas produtividades por hectare.

Opções

Para as condições brasileiras, os sistemas viáveis são espaldeira, latada e Y. A latada possui as vantagens de alta produtividade e proteção dos cachos contra o excesso de calor (em regiões tropicais), mas é um sistema dispendioso e de instalação mais complicada.

Por sua vez, a espaldeira possui menor custo de instalação, permite melhor aeração dos cachos e menor incidência de doenças, mas proporciona menor produção. O sistema em Y parece ser a opção mais acertada,principalmente, para a produção de uva de mesa tipo Niágara, para as regiões vitícolas do Sudeste. Ele permite ótimas produtividades, boa área foliar e menor custo de instalação, se comparado à latada.

Essa matéria você encontra na edição de maio 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Máquinas Autônomas: avanços e desafios

Uma máquina que siga uma rota determinada e tome decisões precisas levando em consideração as melhores condições para produtividade no campo — tudo isso sozinha, a partir de câmeras, sensores e GPS, sem necessidade de um operador. Essa é a proposta das máquinas autônomas, veículos que geram brilho nos olhos de gestores agrícolas que buscam mais eficiência e economia para suas produções.

Femagri Cerrado – Tecnologia digital gerando valor à cafeicultura

Linhas de crédito mais acessíveis, acesso à operação barter - em que o cafeicultor paga sua compra utilizando do próprio café como moeda de troca -, lançamentos e novidades do mercado, tecnologia digital e negócios com valores mais atraentes e com mais possibilidades de negociação. Todas essas vantagens estiveram ao alcance de produtores do Cerrado Mineiro e Alto Paranaíba durante a 4ª edição da Feira do Cerrado (Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas do Cerrado), que aconteceu nos dias 03 e 04 de abril, em Coromandel (MG).

Fertilidade do solo pode ser mantida com uso equilibrado de enxofre nas culturas de inverno

O sulfato de cálcio é uma das principais composições para equilibrar o solo, fornecendo cálcio e enxofre desde a raiz até a parte aérea...

Caqui: Embalagens podem prolongar durabilidade da fruta

Autores Veridiana Zocoler de Mendonça Engenheira agrônoma e doutora em Agronomia/Energia na Agricultura - UNESP/FCA veridianazm@yahoo.com.br Aline Mendes de Sousa Gouveia Engenheira agrônoma, doutora...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!