18.6 C
Uberlândia
quinta-feira, junho 13, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiCondução acertada das videiras pode ser o diferencial

Condução acertada das videiras pode ser o diferencial

Murilo Albuquerque

Pesquisador da Epamig

murillo@epamigcaldas.gov.br

Foto 01- Crédito ShutterstockPor ser trepadeira, a cultura das videiras precisa de suporte para a sustentação dos ramos. A latada ou pérgola é formada por malhas suspensas a cerca de dois metros do chão. As plantas são, assim, conduzidas na horizontal, o que permite um melhor desenvolvimento e maior produção. O sistema mais utilizado para produção de uvas para vinhos finos é a espaldeira.

Erros

A escolha correta do sistema de condução das videiras deve levar em conta vários fatores, que vão desde a declividade e exposição do solo, intercepção dos raios solares, mecanização do vinhedo, destino da produção, entre outros.

O sistema de condução ideal deve permitir a máxima intercepção dos raios solares de forma a favorecer a atividade fotossintética das folhas e o consequente acúmulo de açúcar das uvas. Ao mesmo tempo, deve permitir fácil mecanização, além de aeração que permita a manutenção de um microclima pouco favorável ao desenvolvimento de doenças fúngicas.

É comum encontrar erros básicos de concepção em vinhedos, seja pela adoção de espaldeiras muito baixas, com pouca intercepção dos raios solares; latadas muito sombreadas, instaladas em regiões chuvosas e com alta incidência de doenças, assim como espaldeiras em vinhedos destinados à produção de uvas de mesa em regiões muito quentes, em que o excesso de sol nos cachos pode causar escaldadura das uvas e consequente redução de seu valor comercial.

Condução das videiras

Cada região deve escolher o sistema de condução mais adequado ao clima e ao destino da produção. Nas regiões quentes do semiárido nordestino a latada é o melhor sistema, pois permite produtividade aliada à proteção contra a incidência solar direta nas bagas.

Nas regiões chuvosas do Sudeste e Sul, as uvas finas devem ser preferencialmente cultivadas em espaldeiras, que permitam melhor aeração e exposição dos cachos, além de menor produtividade, o que irá favorecer a qualidade final do vinho. Uvas comuns para suco de uva e mesa na região sul são preferencialmente produzidas em latadas, que permitem altas produtividades por hectare.

Opções

Para as condições brasileiras, os sistemas viáveis são espaldeira, latada e Y. A latada possui as vantagens de alta produtividade e proteção dos cachos contra o excesso de calor (em regiões tropicais), mas é um sistema dispendioso e de instalação mais complicada.

Por sua vez, a espaldeira possui menor custo de instalação, permite melhor aeração dos cachos e menor incidência de doenças, mas proporciona menor produção. O sistema em Y parece ser a opção mais acertada,principalmente, para a produção de uva de mesa tipo Niágara, para as regiões vitícolas do Sudeste. Ele permite ótimas produtividades, boa área foliar e menor custo de instalação, se comparado à latada.

Essa matéria você encontra na edição de maio 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Apex leva novidades para Holambra

A Hortitec, para a Apex, é uma feira muito importante, embora não seja de realização de vendas. “Nosso objetivo durante o evento é expor...

Coronavírus: Como fica o mercado HF?

Autores Fabio Olivieri de Nobile Doutor e professor – Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb) fabio.nobile@unifeb.edu.br Maria Gabriela Anunciação Graduanda em Engenharia...

Plantio consorciado com macadâmia melhora produtividade do cafezal

Cássio Pereira Honda Filho Engenheiro agrônomo e mestrando em Fisiologia Vegetal " Universidade Federal de Lavras (UFLA) cassiop.hondafv@gmail.com Mariana Thereza Rodrigues Viana Engenheira agrônoma e doutoranda em Fitotecnia...

Green House divulga tecnologia de ponta em cultivo protegido

  A Green House participa desde a 2ª edição da Hortitec, um evento muito importante em virtude da seletividade e qualidade do público presente, produtores...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!