21.3 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioMercadoResistência dos pomares de citros depende do equilíbrio nutricional

Resistência dos pomares de citros depende do equilíbrio nutricional

 

Indução natural dos mecanismos de defesa da planta auxilia no desenvolvimento do cultivo

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Crédito Divulgação

 

Os pomares de citros estão constantemente submetidos a fatores estressantes (clima, temperatura, deficiências nutricionais, pragas e doenças) que impactam no desenvolvimento do cultivo e podem refletir em perda de área foliar e, até mesmo, na redução de produtividade e qualidade de seus frutos. Para minimizar esses efeitos, o citricultor deve estar atento aos cuidados no manejo para favorecer os mecanismos de defesa natural da planta.

No município de Aguaí (SP), o produtor Dorival Fortes conta que, em algumas épocas do ano, a falta de água acomete a região, o que pode diminuir a vida útil do pomar. “Com o estresse, a cultivo fica mais abalado. Se a planta for forte e se ela estiver bem nutrida e bem cuidada, a chance de produzir mais frutos por pé, com melhores tamanhos, é maior”, afirma.

Segundo o engenheiro agrônomo Marcos Revoredo, gerente técnico especializado em hortifruti da Alltech Crop Science, é possível ajudar para que venha a induzir essa resistência nas plantas de citros de forma natural. “As soluções nutrem a planta de maneira a auxiliar os mecanismos de defesa, e ao mesmo tempo são compostas de aminoácidos e nutrientes-chave, como cobre e zinco, que complementam a nutrição da planta para promover esse balanceamento fisiológico”, explica.

Para superar os fatores estressantes, o especialista ainda destaca o manejo na fase reprodutiva do citros, que auxilia no incremento do número de frutos e na padronização de seus tamanhos. “A aplicação de aminoácidos, nutrientes e extratos de plantas, via foliar, vão promover um melhor balanceamento hormonal do vegetal. Consequentemente, o cultivo vai ficar mais equilibrado e menos estressado com os fatores ambientais, promovendo assim o melhor desenvolvimento do citros”, complementa.

Na propriedade de Fortes, esse tratamento passou a ser utilizado na safra 2015/16, e os resultados foram positivos, segundo o produtor. “Percebi melhor qualidade e quantidade. Os frutos ficaram ótimos, não deixaram nada a desejar. As soluções nos auxiliaram a aumentar, em média, 60 kg por planta. A laranja cresceu em tamanho de mercado, com padronização perfeita”, finaliza.

Sobre a Alltech Crop Science

A Alltech Crop Science, divisão agrícola da Alltech Inc., desenvolve soluções naturais para os desafios da agricultura nos principais mercados do mundo. Por meio de produtos com alto valor agregado e tecnologia exclusiva nas linhas de nutrição, proteção e performance, garante sustentabilidade e lucratividade ao produtor rural. A Alltech Crop Science do Brasil é formada pela maior fábrica de leveduras do mundo, localizada em São Pedro do Ivaí (PR), pela sede em Araucária (PR) e pela nova unidade em Uberlândia (MG).

Informações para a imprensa

Camila Castro | Centro de Comunicação

camilac@centrodecomunicacao.com.br

Tel.: (41) 3018.8062 | 99972.1904

ARTIGOS RELACIONADOS

Australiana Nufarm lança herbicida Sumyzin® 500 na formulação líquida

Inovação amplia o número de culturas para as quais o produto tem registro; tecnologia de ponta é empregada no manejo de daninhas de difícil...

Amarelão do tomateiro: Como agir?

AutoresHélcio Costa helciocosta@incaper.es.gov.br José Aires Ventura Engenheiros agrônomos, doutores em Fitopatologia e pesquisadores do Incaper Júlio César Barbosa Engenheiro agrônomo e mestre em Fitopatologia...

Software aprimora diagnóstico nutricional em citros

Danilo Eduardo Rozane Engenheiro agrônomo, doutor e professor na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho“ (Unesp), campus de Registro e no Programa de Pós-Graduação...

Extratos vegetais – Arma eficiente contra pragas

Carlos Antonio dos Santos Engenheiro agrônomo e doutorando em Fitotecnia - UFRRJ carlosantoniods@ufrrj.br Caio Soares Diniz Graduando em Agronomia - UFRRJ caiosoaresdiniz@gmail.com Margarida Goréte Ferreira do Carmo Engenheira agrônoma, doutora em...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!