19.6 C
Uberlândia
quinta-feira, maio 2, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasDrones otimizam resultados em usinas de Cana

Drones otimizam resultados em usinas de Cana

Por Lucas Bastos*

Os drones são a aposta da Agricultura 4.0 - Crédito Shutterstock
Os drones são a aposta da Agricultura 4.0 – Crédito Shutterstock

A agricultura está cada dia mais adepta à tecnologia digital, pois efetivamente podem melhorar a produtividade, aumentar a lucratividade e diminuir os desperdícios, ou seja, gerir a propriedade.

Com a realização de pesquisas e projetos junto aos produtores rurais, é possível desenvolver soluções específicas para cada cultivo. Se para a produção de arroz é relevante realizar o entaipamento a partir das curvas de nível, para a cana-de-açúcar é essencial identificar as falhas lineares e, assim, poder tomar decisões assertivas em um curto período de tempo.

Em termos de inovação tecnológica, os VANTs, popularmente conhecidos como drones, são a tecnologia do momento. O setor sucroalcooleiro foi um dos primeiros a adotá-los para monitorar canaviais e aplicar soluções para plantas com o desenvolvimento além do esperado.

O uso desses equipamentos em campo vai além do monitoramento: os produtos topográficos obtidos na coleta de imagens facilitam a implementação de novas áreas de cultivo e reformas de talhões, por exemplo.

Ao sobrevoar uma área, o VANT registra imagens sequenciais da região de interesse, com câmeras RGB ou multiespectrais. Após o processamento das fotografias, pode-se aplicar diversos índices de vegetação, capazes de orientar os produtores rurais a tomar decisões acerca da saúde da vegetação, qualidade do solo, nutrição, pragas etc.

Além disso, com a tecnologia de precisão geográfica RTK/PPK é possível gerar arquivos de shape files para o piloto automático dos tratores e a aplicação de algoritmos inteligentes de análises de imagem, permitindo a identificação automatizada de linhas e falhas de plantio.

Estima-se que agilidade e a precisão na coleta de dados dos VANTs contribui para que as usinas de cana possam aprimorar a qualidade e a produtividade de sua matéria-prima em até 20%.

Com o uso da tecnologia dos VANTs na agricultura, o produtor tem maior autonomia, praticidade, segurança, economia, tomada de decisões estratégicas e assertivas em seu trabalho.

Lucas Bastos – engenheiro mecânico pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Chief Operating Officer Horus Aeronaves ” www.horusaeronaves.com – (48) 3029-7600 ou (19) 3302-6453 

ATENDIMENTO ÀIMPRENSA

Rafael Albuquerque “  Atendimento

WhatsApp: (11) 9-6168 – 9535

ARTIGOS RELACIONADOS

Produtores rurais testam novos híbridos de milho no Paraná

Forseed, marca da Longping High-Tech - subsidiária do Citic Group, maior conglomerado econômico da China, chega à região com forte investimento em sementes de...

As decisões de produção devem começar com o mercado de destino

Franco Borsari Engenheiro agrônomo e diretor geral da Green Has do Brasil Nutrição Vegetal Ltda   O aumento da produtividade agrícola para alimentar a crescente demanda da...

Organominerais melhoram a absorção de nutrientes no tomateiro?

Autores Felipe Campos Figueiredo Professor Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas - Ifsuldeminas, campus Muzambinho felipe.figueiredo@ifsuldeminas.edu.br Priscila Pereira Botrel Professora de Fisiologia...

Liberação lenta garante nutrição mais eficiente para a citricultura?

AutoresDiógenes Martins Bardiviesso Engenheiro agrônomo, doutor em Horticultura e professor de Agronomia - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS-Cassilândia) bardiviesso@yahoo.com.br Leandro Tropaldi...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!