19.6 C
Uberlândia
sexta-feira, maio 17, 2024
- Publicidade -
InícioMercadoCafeicultores de Afonso Cláudio e Vargem Alta vencem concurso de qualidade

Cafeicultores de Afonso Cláudio e Vargem Alta vencem concurso de qualidade

7º Prêmio Pio Corteletti de qualidade

Público presente no evento.FOTOS: ASSCOM COOPEAVI
Público presente no evento.FOTOS: ASSCOM COOPEAVI

Seis cafeicultores da região serrana capixaba vão terminar o ano com mais dinheiro no bolso e cientes da qualidade do seu café. Eles são os vencedores do 7º Prêmio Pio Corteletti de Arábica e Conilon Especial, promovido pela Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi). A cerimônia de premiação foi realizada na última sexta-feira (15), no ginásio de esportes de Rio Possmoser, em Santa Maria de Jetibá.

Artur Ludke (Afonso Cláudio), na categoria Conilon; e Anilton Afonso Mineguite (Vargem Alta), na categoria Arábica, são os campeões da vez. Ludke obteve 85,2 pontos na análise sensorial e faturou R$ 1.500,00 com a primeira colocação. Em segundo lugar, ficou o seu filho, Altamiro Ludke. Para fechar o pódio, o terceiro colocado também é de Afonso Cláudio: o produtor Edilson Brandt.

Da esquerda para direita, 3º, 2º e 1º lugares da categoria Arábica.FOTOS: ASSCOM COOPEAVI
Da esquerda para direita, 3º, 2º e 1º lugares da categoria Arábica.FOTOS: ASSCOM COOPEAVI

Pai e filho cooperados conseguem uma façanha na localidade de Três Pontões, na zona rural de Afonso Cláudio. Típico de regiões mais planas, o conilon dos Ludke é cultivado entre 700 e 800 m de altitude. “Trabalhamos juntos e o nosso segredo é colher o café bem maduro“, diz Artur, que representou o pai na ocasião.

O anúncio dos vencedores da categoria Arábica criou muita expectativa, afinal, foi a mais concorrida desta edição, com 28 dos 40 finalistas totais do prêmio. Miniguite alcançou 92,08 pontos e ganhou R$ 5.000,00, seguido de Edmar Busato (Marechal Floriano), com 90,96; e Danilo Guilherme Dones (Santa Maria de Jetibá), com 90,17 pontos.

Ao centro, o diretor administrativo comercial da Coopeavi, Argeo Uliana, representando o vencedor da categoria Conilon, entre o 3º e o 2º colocados. FOTOS: ASSCOM COOPEAVI
Ao centro, o diretor administrativo comercial da Coopeavi, Argeo Uliana, representando o vencedor da categoria Conilon, entre o 3º e o 2º colocados.
FOTOS: ASSCOM COOPEAVI

O campeão descreve o sabor da vitória. “Meu café tem qualidade graças ao clima, ao trabalho e à mão de Deus. Não deixo de participar do prêmio e sempre aprendo cada vez mais sobre como produzir cafés especiais“, declara Anilton Miniguite. Todos os cafeicultores classificados receberam certificados.

Novos mercados

O Prêmio Pio Corteletti tem por objetivo identificar, incentivar e premiar os melhores cafés produzidos em todo o Estado do Espírito Santo como forma mais eficaz de conquista de novos mercados e atender à crescente demanda por produto com qualidade superior.

 4- Diretoria da Coopeavi e vencedores.FOTOS: ASSCOM COOPEAVI

4- Diretoria da Coopeavi e vencedores.FOTOS: ASSCOM COOPEAVI

Para o vice-presidente da Coopeavi, Denilson Potratz, com a incorporação da Pronova, em 2015, a cooperativa deu um novo passo no fomento e comércio de cafés finos. “Devagarzinho estamos conquistando mercados, e ver o nome dos produtores lá fora nos deixa muito felizes“.

Durante o evento na última sexta, o gerente do Negócio Café da Coopeavi, Giliarde Cardoso, anunciou os projetos da cooperativa para 2018 e destacou a necessidade de se produzir cafés especiais com sustentabilidade. “Não basta os consumidores adquirirem um café bom agora, se acostumarem e daqui a dez anos não ter mais o produto no mercado. Os filhos, netos e bisnetos dos produtores de hoje devem dar continuidade aos negócios“, disse.

Giliarde Cardoso, gerente do Negócio Café.FOTOS: ASSCOM COOPEAVI
Giliarde Cardoso, gerente do Negócio Café.FOTOS: ASSCOM COOPEAVI

Classificação geral:

 

CONILON

1º lugar- Artur Ludke (Afonso Cláudio)

2º lugar- Altamiro Ludke (Afonso Cláudio)

3º lugar- Edilson Brandt (Afonso Cláudio)

ARÁBICA

1º lugar- Anilton Afonso Miniguite (Vargem Alta)

2º lugar- Edmar Busato (Marechal Floriano)

3º lugar- Danilo Guilherme Dones (Santa Maria de Jetibá)

 6- Denilson Potratz, vice-presidente da Coopeavi.FOTOS: ASSCOM COOPEAVI

6- Denilson Potratz, vice-presidente da Coopeavi.FOTOS: ASSCOM COOPEAVI

Sobre a CoopeaviA Coopeavi é uma cooperativa do segmento Agronegócio, com atuação no Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. Fundada em 1964. Atualmente conta com mais de 11 mil cooperados, em sua maioria pequenos e médios produtores. Recentemente, incorporou a Pronova, cooperativa com cafeicultores especialistas em qualidade de café, e inaugurou o primeiro Condomínio Avícola para produção de Ovos do Brasil.

ARTIGOS RELACIONADOS

Abapa e Aiba finalizam orientação e adequação ambiental

Preocupados com a sustentabilidade em toda a cadeia agrícola do algodão, os produtores baianos, por meio Centro de Apoio à Regularização Ambiental da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), mantido em parceria com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), promoveu entre os meses de julho e novembro deste ano visitas técnicas em 58 indústrias de beneficiamento de algodão, também conhecidas como algodoeiras, que separam o caroço da pluma logo após da colheita.

Entrelinhas do café: benefícios de plantas de cobertura

A longevidade da lavoura é favorecida por um solo mais rico em microrganismos, umidade, temperaturas adequadas e reciclagem de nutrientes

Motores elétricos tecnológicos

Com lavouras brasileiras suficientes para cobrir dois milhões de campos de futebol ...

Viabilidade da pulverização com drones no cafeeiro

O objetivo principal da Agricultura 4.0 é aumentar e melhorar a produção utilizando menos recursos e minimizando os impactos ambientais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!