24.6 C
Uberlândia
terça-feira, maio 7, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosBioestimulantes e bioativadores melhoram o desempenho do feijoeiro

Bioestimulantes e bioativadores melhoram o desempenho do feijoeiro

Felipe Augusto Moretti Ferreira Pinto

Engenheiro agrônomo, doutor em Fitopatologia e pesquisador da Epagri/ Estação Experimental de São Joaquim

felipemoretti113@hotmail.com

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

O feijão (PhaseolusvulgarisL.) é um dos alimentos mais consumidos no mercado brasileiro.Assim, a cultura do feijoeiro possui grande importância econômica e social, pois gera milhares de empregos direta e indiretamente em diversos níveis.

O cultivo dessa leguminosa é bastante difundido em todo o território nacional por apresentar alta adaptabilidade a condições climáticas, porém, um grande desafio é o aumento da produtividade.

O que são

Bioestimulantes podem ser definidos como substâncias não fertilizantes com efeito benéfico no processo de crescimento vegetal.Além disso, podem ser substâncias compostas por hormônios vegetais ou sintéticos que agem diretamente na fisiologia do vegetal, incrementando seu desenvolvimento.

Bioestimulantes podem conter em suas fórmulas diversos compostos, como aminoácidos, nutrientes, vitaminas, extratos de algas marinhas e ácido ascórbico (Gómez-Merino et al., 2015).

Os bioativadores são substâncias orgânicas capazes de atuar na expressão dos genes responsáveis pela síntese e ativação de enzimas metabólicas, relacionadas ao crescimento da planta, alterando a produção de aminoácidos precursores de hormônios vegetais (Castro, 2006).

Benefícios

Alleoni e colaboradores (2000) verificaram que a aplicação foliar de fitohormônios favoreceu o número de vagens por planta, o número de internódios, o peso de 1.000 grãos e a produtividade, enquanto que a aplicação nas sementes e via foliar aumentou o estande final de plantas, o número de grãos por vagem e o peso seco das mesmas por ocasião do florescimento.

Em dissertação realizada em Pelotas (RS), por Lara Sulamita Modesto Jacó de Carvalho, em 2012, as sementes de feijão tratadas com bioativadores obtiveram maior velocidade de germinação.

O produto promoveu aumento na altura de plantas de feijão aos sete dias após a semeadura. A matéria seca da raiz, parte aérea e total em plantas de feijão entre 14 e 28 dias após a semeadura foi maior com a utilização do bioativador.

Em trabalho realizado por Dourado Neto e colaboradores, em Paulínia (SP), em 2014, o uso do bioestimulante, nas diferentes doses e formas de aplicação aumentou o número de grãos por planta e a produtividade. O produto utilizado no trabalho é composto de 0,5 g L-1 ácido indolbutírico (auxina), 0,9 g L-1 de cinetina (citocinina) e 0,5 g L-1 de ácido giberélico (giberelina).

Em dissertação realizada por Danilo Nogueira dos Anjos, na região de Vitória da Conquista (BA), o autor concluiu que o uso de bioestimulantes aumentou a produtividade do feijoeiro na presença e na ausência da suplementação de NPK e micronutrientes. Na presença do NPK, houve um maior desempenho do feijoeiro em diversas das características agronômicas e a interação entre NPK e bioestimulantes aumentou o índice de área foliar, massa seca da parte aérea e massa seca das folhas.

A relação custo-benefício no uso de bioestimulantes visando o aumento da floração do feijoeiro é muito boa - Crédito Shutterstock
A relação custo-benefício no uso de bioestimulantes visando o aumento da floração do feijoeiro é muito boa – Crédito Shutterstock

Custo-benefício

A relação custo-benefício no uso de bio estimulantes visando o aumento da floração do feijoeiro é muito boa, pois não possui alto custo, porém, o agricultor deve fazer o uso associado a outras ferramentas do manejo.

Essa matéria você encontra na edição de janeiro 2018 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Mercados consumidores e finalidades do açafrão-da-terra

  Elisamara Caldeira do Nascimento Mestre em Fitotecnia pela UFRRJ Talita de Santana Matos Mestre em Fitotecnia pela UFRRJ Glaucio da Cruz Genuncio Doutor em Nutrição Mineral de Plantas pela...

Isla Sementes comemora sucesso do estande na Hortitec

  A Isla Sementes, empresa que completa seu sexagenário em 2015, comemorou sucesso na 22º edição da Hortitec, Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e...

Manejo de plantas daninhas no café

Giovani BeluttiVoltolini giovanibelutti77@hotmail.com Isadora Bastos Santos isadorabs9200@gmail.com Ricardo Nascimento Lutfala Paulino ricardo.lutfalap@gmail.com Graduandos em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), integrantes do Grupo de Estudos em Herbicidas,...

Juma-Agro – Parceira constante da AgroBrasília

A Juma-Agro se faz presente na AgroBrasília desde sua primeira edição, um evento diferenciado das outras feiras por sua localização e foco. “Quem visita...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!