22.6 C
Uberlândia
sábado, maio 4, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasUnidade de Referência em Agroquímicos formará nova turma de consultores entre os...

Unidade de Referência em Agroquímicos formará nova turma de consultores entre os meses de abril e maio

Primeiro programa do ano da entidade ligada ao Instituto Agronômico de São Paulo capacitará profissionais para treinar aplicadores de defensivos agrícolas; inscrições limitadas a 15 participantes serão aceitas até o dia 10 de abril

Primeira entidade do Brasil dedicada a capacitar mão de obra especializada na aplicação de defensivos agrícolas, a Unidade de Referência abre inscrições para o primeiro módulo de treinamento de 2018. O curso NR 31.8 será realizado entre os dias 16 e 20 de abril e 14 e 18 de maio, aberto a engenheiros agrônomos e profissionais de empresas do agronegócio. O objetivo do programa é formar consultores aptos a atuar na qualificação de trabalhadores rurais e agricultores ao manejo seguro de defensivos agrícolas.

A grade do treinamento NR 31.8 contempla tecnologias empregadas no controle de pragas, doenças e plantas daninhas, bem como medidas preventivas indicadas à proteção do trabalhador rural aplicador de defensivos agrícolas e aspectos legais e ambientais da atividade rural.

Uma entidade sem fins lucrativos, a Unidade de Referência em Tecnologia e Segurança na Aplicação de Defensivos Agrícolas (UR) nasceu da associação entre o Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico (CEA/IAC), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e o setor privado. A UR está instalada nas dependências do CEA/IAC, na cidade paulista de Jundiaí, onde o curso NR 31.8 será realizado.

Dados do IAC apontam que entre 25 milhões e 30 milhões de pessoas trabalham no agronegócio. Desse montante, em torno de 4,5 milhões são analfabetos, 12 milhões atuam como temporários e 85% exercem funções em pequenas propriedades. De acordo com o pesquisador científico Hamilton Ramos, coordenador da Unidade de Referência, o mau uso de agrotóxicos gera perdas anuais da ordem de R$ 2 bilhões, além de representar um entrave à agricultura sustentável.

Profissionais e empresas interessados no treinamento NR 31.8 devem se inscrever pelo site www.unidadedereferencia.com.br até o dia 10 de abril próximo. Serão aceitos no máximo 15 participantes.

ARTIGOS RELACIONADOS

Sistemas de reservatórios independentes em hidroponia

Glaucio da Cruz Genuncio Doutor em Nutrição Mineral de Plantas e professor adjunto da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) glauciogenuncio@gmail.com Elisamara Caldeira do Nascimento Talita de Santana...

Tecnologia digital – O futuro chega ao campo

Estamos vivendo uma nova revolução de valores e de requisitos para a sustentabilidade. O Agro 4.0 já é realidade nos ecossistemas de inovação e em parte do agronegócio, com franca expansão no Brasil. Neste cenário, a tecnologia digital é essencial, tanto para o monitoramento no campo como no aproveitamento das informações (Big Data) para a tomada de decisões com suporte em ampla base de conhecimento (data analysis), no funcionamento de equipamentos e implementos inteligentes (IoT + IA) e no tratamento de imagens coletadas e transmitidas em tempo real (5G).

Doenças do pinus prejudicam produção

  Rodrigo Lima Professor, doutor em Engenharia Florestal e Consultor do SENAI   As principais doenças do pinus são as seguintes: tombamento de mudas, armilariose, podridão de raízes,...

Como realizar a irrigação em períodos de chuva?

É fato que a estiagem prejudica e muito a agricultura. A água é o elemento principal na vida de qualquer espécie de planta. Porém, além...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!