19.6 C
Uberlândia
sexta-feira, maio 17, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiEfeito da termorreflexão do aluminet em ambiente protegido

Efeito da termorreflexão do aluminet em ambiente protegido

Gilberto Rostirolla Batista de Souza

Sueyde Fernandes de Oliveira Braghin

Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento ” GinegarPolysack Brasil

O ambiente protegido, no Brasil, inclui áreas produtoras de hortaliças, flores e frutas. Dentre os diferentes sistemas utilizados pelos produtores destacam-se as estufas cobertas com filmes plásticos e telados, ou até mesmo a associação de materiais com o objetivo de adequar as condições climáticas às necessidades da cultura e de expressar a máxima capacidade produtiva do material genético.

A produção em ambiente protegido, desde que sejam empregadas tecnologias corretas de cobertura, possibilita a criação de um microclima favorável ao cultivo, pois proporciona o controle das variáveis climáticas como temperatura, umidade relativa, radiação solar e nível de CO2 (vento).

A redução nas oscilações climáticas resulta em ganho de eficiência produtiva estimado em até 40%, além de reduzir o efeito da sazonalidade, permitindo a oferta de produtos em épocas desfavoráveis ao cultivo e possibilitando preços mais elevados ao produtor.

No entanto, para alcançar um ambiente favorável ao desenvolvimento de um determinado cultivo, é necessário fazer a escolha correta das tecnologias de filmes e telas que serão instalados na cobertura, baseado principalmente na exigência da cultura, tipo de estrutura e condições climáticas locais.

Figura2

Limitações

Um dos maiores fatores limitantes encontrados no Brasil é a alta temperatura dentro das estufas, visto a grande quantidade de radiação que temos ao longo de todo o ano.

Para isso, a tela termorrefletora Aluminet®, da GinegarPolysack, é uma malha de sombra aluminizada que possui como benefício principal a reflexão de grande parte da radiação solar. Por consequência, possibilita maior controle do microclima em função da reflexão das ondas de calor incidentes durante o dia, reduzindo a temperatura do ar, das plantas, solo e/ou substratos.

A redução da temperatura interna pode atingir até 8ºC, dependendo da % de sombra, manejo e forma de aplicação. Outro benefício significativo é o aumento da distribuição de luz dentro do ambiente proveniente da capacidade de difundir em torno de 20% a radiação solar incidente. Assim, proporciona maior aproveitamento de luz pelas folhas (diminui o efeito sombra), reduzindo o estresse sentido pelas plantas em condições de alta incidência de radiação direta. Ainda, aumenta a taxa fotossintética e, consequentemente,reduz do ciclo, com aumento de produtividade.

Figura 3

Manejo

O uso do Aluminet® em projetos de telados/viveiros é semelhante à aplicação das telas fotoconversorasChromatinet ou telas pretas, ou seja, aplicação de forma fixa, apesar do aumento de projetos de telados com telas móveis para melhor controle microclimático no inverno e verão.

Quando o Aluminet é aplicado internamente em estufas agrícolas, recomenda-se o uso de sistemas de cortinas móveis. Assim que os limites máximos desses fatores ambientais para uma determinada cultura forem atingidos, o Aluminet deve ser estendido, a fim de evitar a entrada de calor de radiação em excesso e, por conseguinte, o aquecimento do ambiente e redução da umidade relativa.

Por outro lado, em condições de limites mínimos fisiológicos para a cultura em termos de quantidade de luz, temperatura e umidade relativa, o Aluminet deve ser recolhido. Para o manejo da malha termorrefletora, o ideal é se basear nos fatores climáticos dentro do ambiente por dataloggers, que registram variáveis como radiação PAR, temperatura e umidade relativa do ar.

Figura4A

Vantagens

Dentre os maiores benefícios do uso do Aluminet estão o melhor desenvolvimento das plantas, redução da temperatura na solução nutritiva em sistemas hidropônicos (menor ocorrência de doenças do sistema radicular, como Pythium, e distúrbios fisiológicos, como deficiência de cálcio (“tipburn“)) (Figura 1), melhor pegamento e redução na queima de frutos para tomate e pimentão (Figura 2), menor ocorrência de frutos tortos de pepino, redução na ocorrência de míldio em roseiras durante o inverno (Figura 3), dentre outros.

Quando utilizado no solo, a reflexão de luz melhora a coloração de frutos de maçã, principalmente no primeiro terço, onde há menor incidência de radiação (Figura 4).

Assim como a redução de temperatura durante o dia, o Aluminet® também pode ser utilizado com o objetivo de manter o calor acumulado durante o dia em condições de baixa temperatura. Para isso, deve ser estendido no final da tarde e durante a noite, pois a radiação que entra durante o dia demora mais a se dissipar pela reflexão das ondas de calor para baixo novamente.

Figura4B

Composição

A tela termorrefletora Aluminet® é fabricada em diferentes porcentagens de sombreamento (35 a 80%), o que permite controlar a intensidade luminosa de acordo com as necessidades de cada cultura.

Para saber qual a melhor tela para o seu cultivo, a Ginegar possui uma equipe técnica especializada em controle de microclima em ambiente protegido. Dessa maneira, o produtor rural obterá um diagnóstico criterioso das necessidades fisiológicas da cultura, das condições climáticas ideais e, por fim, quais tipos de filmes plásticos e telas de sombreamento serão mais efetivos para que o projeto de estufa possa contribuir para a melhor produtividade, qualidade e rentabilidade final.

Figura4C

Essa matéria você encontra na edição de abril2018  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Agritech apresenta sua linha de tratores agrícolas

  A Agritech, empresa fabricante dos tratores e microtratores Yanmar Agritech, participou da 22ª Hortitec com toda a sua linha produtos, desenvolvidos para as mais...

Panorama nacional de produção de bananas

“Ainda que a banana seja uma das frutas de maior demanda via exportação, a maior parcela da produção é destinada ao mercado nacional, pois...

Manejo da adubação com magnésio em batata

Renato Passos Brandão Engenheiro Agrônomo, mestre em Solos e Nutrição de Plantas e Gestor do Deptº Agronômico da Bio Soja O magnésio é o quarto...

Nutrição ideal do maracujazeiro

Elisamara Caldeira do Nascimento Talita de Santana Matos Doutoras em Agronomia - UFRRJ Rafael Campagnol Professor de Olericultura - UFMT Glaucio da Cruz Genuncio Professor de Fruticultura - UFMT glauciogenuncio@gmail.com   O maracujazeiro...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!