MatÃas González Arcos
Engenheiro agrônomo,MSc.
Ariel Manzzioni
Técnico agrícola
Ana Arruabarrena
Msc em Agronomia
Instituto Nacional de Investigación Agropecuaria (INIA). Uruguay
‘INIACimarrón’ é um híbrido de tomate do segmento “Longa Vida“ originado em 2014 pelo Instituto Nacional de InvestigaciónAgropecuaria do Uruguai (INIA) e avaliado como material experimental desde 2015 em diferentes regiões do Uruguai e Brasil sob o âmbito do convênio de cooperação INIA-Agrocinco.
A planta apresenta crescimento indeterminado, com entrenós curtos a médios e alto vigor. As folhas são grandes, de cor verde intensa, o que proporciona uma boa cobertura das pencas durante o ciclo.
As pencas são uniformes, em geral com cinco a seis frutos, que na maturação alcançam média de 240 a 280 gramas. Os frutos têm formato redondo-achatado e são multiloculares. Possuem excelente firmeza e conservação pós-colheita. O interior da fruta apresenta coloração vermelha uniforme e destacou-se em todos os ensaios com observações que indicam sabor marcante e diferenciado.
‘INIACimarrón’ é tolerante a ToMV (gen Tm-2a), aos vírus do gênero TospovírusTSWV, GRSV e TCSV (gen Sw-5) e tolerante a TYLCV e outros geminivírus do gênero Begomovírus (gen Ty-1). Com relação a patógenos de solo, destaca-se por sua tolerância à murcha de Fusariumoxysporum f. sp. Lycopersici raças 1, 2 e 3 (gen I-1, I-2 e I-3), murcha por Verticiliumdahliae e V. albo-atrum raça 1 (genVe) e aos nematoides das galhasMeloidogyneincognita, M. javanicaeM. arenaria (gen Mi).
A nível foliar apresenta tolerância a algumas raças de Cladosporiumfulvum (gen Cf-5) e boa tolerância de campo a bactérias. Os frutos possuem boa tolerância a manchas e rachaduras. Sua maturação é sempre uniforme, com ausência de ombros amarelos.
Vantagens produtivas
‘INIACimarrón’ é especialmente recomendado para a produção a campo aberto, embora também possa ser usado em ambientes protegidos (estufas). A tolerância a diferentes vírus e patógenos de solo faz com que seja uma opção atraente e segura para diferentes regiões produtoras.
Seu excelente vigor e sanidade das folhas garantem uma boa cobertura e tamanho de frutos ao longo do ciclo. Não é exigente em nitrogênio. O híbrido mantém a qualidade dos frutos em diferentes condições, como alta incidência de radiação (ausência de ombros amarelos) e períodos chuvosos (tolerância a manchas e rachaduras).
Sua excelente firmeza e conservação pós-colheita o tornam ideal para transporte a longas distâncias. O aspecto visual do fruto, associado ao excelente sabor, o diferenciam no mercado.